BLOCO ESPECIAL===MANOEL RIBEIRO SOARES/ 04ago1923 – 12jul2017 + SILVIA FLORENTINO SOARES/03ago1927-22abr2016

BIOGRAFIA DE MANOEL RIBEIRO SOARES E SILVIA FLORENTINO SOARES

I)MANOEL RIBEIRO SOARES”SR NEGO”

Filho de Angelo Ribeiro Soares e Virginia Gomes Ribeiro.
Nascido aos 04/08/1923 em Córrego da Serra-Mun de Jequeri. Homem que viveu da lavoura e posteriormente na profissão de Barbeiro.Foi casado por 68 anos com SILVIA FLORENTINO SOARES,que infelizmente nos deixou em 22 abril 2016.Foi uma vida de muita luta, mas mesmo diante de muitas barreiras, portou-se de forma honesta e com sacrifícios criou seus filhos, direcionando todos para o caminho do bem.

MANOEL RIBEIRO SOARES,VIVEU HONRADAMENTE,CERCADO POR FAMILIARES E MUITOS AMIGOS, NA CIDADE DE ITANHOMI, LOCAL, ONDE NO DIA 12 JULHO 2017,EXATAMENTE AS 15H, EM SEU LEITO,CALMO E ABSOLUTAMENTE SERENO, EXALOU SEU ULTIMO SOPRO, COM OS TESTEMUNHOS DAS NETAS DAYSE CRISTINA RIBEIRO,ROBERTA ANDRADE RIBEIRO, SEUS FILHOS MANOEL,MARLENE E APARECIDA.

BREVE HISTÓRICO DA TRAJETÓRIA DE MANOEL RIBEIRO

INICIOU SUA VIDA NA SERRA, REDUTO DOS RIBEIROS, MUN DE JEQUERI…FOI MENINO DAQUELAS SERRAS… DESDE A ADOLESCÊNCIA DEMONSTROU GRANDE VOCAÇÃO PARA O TRABALHO…CASOU-SE AINDA JOVEM COM SILVIA FLORENTINO DA SILVA, FILHA DE BELMIRO MAIA DA SILVA(BELO RICARDO) E MARIA DE ASSIS(MARIA DA BARREIRA), MORADORA DA REGIÃO DE SANTANA, NO C. DA BARREIRA/MUN DE AMPARO DA SERRA, CASAMENTO ACONTECEU EM 02 DE OUTUBRO DE 1948 NA CIDADE DE JEQUERI MG…DA UNIÃO COM SILVIA, TEVE OS SEGUINTES FILHOS: JOSE,MARIA,ANGELO, AFONSO, MANOEL,ANTONIO CARLOS,MARLENE,GERALDO,LUIZ CARLOS,APARECIDA.

DA ZONA RURAL DE SERRA MUDOU-SE PARA A CIDADE DE JEQUERI, ONDE TRABALHOU EM SERVIÇOS DA LAVOURA E FAZIA “BICO” COMO BARBEIRO…De JEQUERI, no final da decada de 1950(1957/1958)POR INFLUENCIA DO SR CALIDONIO DOS REIS MOREIRA, QUE JÁ RESIDIA NAS TERRAS DE ITANHOMI,MUDOU-SE COM OS FILHOS PARA A CIDADE DE ITANHOMI, ONDE TRABALHOU EM VARIOS SERVIÇOS BRAÇAIS E DEPOIS FIRMOU-SE COMO BARBEIRO PROFISSIONAL… EM ITANHOMI CRIOU OS FILHOS E AUMENTOU A FAMÍLIA COM VARIOS NETOS E BISNETOS…
OBS= MANOE RIBEIRO FICOU VIUVO EM 22 MARÇO 2016. ELE VIVEU COM SILVIA POR 68 ANOS DE CASADO.INFELIZMENTE DEVIDO A UM AVC SILVIA TEVE SUA VIDA INTERROMPIDA. COMO JÁ ESTA DESCRITO ACIMA MANOEL RIBEIRO SOARES EXALOU SEU ULTIMO SOPRO DA VIDA, EM 12JULHO2017, E ESTA EM REPOUSO ETERNO NO DIGNO ESPAÇO DA CIDADE DE ITANHOMI.

 

MANOEL RIBEIRO COM A NETA DAYSE.

MANOEL RIBEIRO COM O FILHO JOSE

 

MANOEL RIBEIRO, LADEADO POR ZITA,APARECIDA, SONIA MARQUES, ROBERTA NOGUEIRA, TODINHO E LENA.
20NOV2016 EM ITANHOMI.

MANOEL RIBEIRO SOARES

MSG DO FILHO MANOEL”TODINHO”, LIDA NA MISSA CORPO PRESENTE. POR MANOEL DA SILVA RIBEIRO:AGRADECIMENTO A DEUS. POR TER DADOS MUITOS ANOS DE VIDA AO MEU PAI. FALAR DO SR. NEGO BARBEIRO É MUITO FACIL, FOI UMA PESSOA DE UMA HUMILDADE TAO GRANDE, Foi uma pessoa honesta e sempre teve uma credibilidade também muito boa. É uma pessoa que aq conviveu por mais de 60 anos. Não deixando se quer uma inimizade. Como é bom falar dessa pessoa que é o Sr. Nego barbeiro (COMO ERA CONHECIDO ). Veio lá de jequeri, deixando seus familiares e trazendo consigo nossa mãe Silvia (já falecida)E MAIS 5 FILHOS. HJ PAI DE 10 Filhos e fez de cada filho homem capazes de contnuar a vida em forma independente e honesta. Hj ele nos deixa, dizendo venci o mundo e indo em paz. Esse homem foi um exemplo que encontrava a todos com sua humildade. Até seus filhos ao abencoa-los não deixava de dar um beijo nas mãos. Há como ele era adorado por todas as pessoas, quando chegava pra quimioterapia e ao despedir de todas as enfermeiras, expressando os agradecimentos. Ele não sabendo da doença tão gravida, mas mesmo assim diante da dor, sempre dizia louvado senhor Jesus Cristo estou bem. Evidente que ele estava bem espiritualmente e pela vida que viveu aq na terra, com certeza hj Deus está lhe acolhendo com todo amor e carinho. Eu tenho certeza que todos os filho, nora, ferros, netos, bisnetos e tataraneto, tenha orgulho de fazer parte desse homem que foi e sempre será a base da nossa família. Vai com Deus, descanse em paz, meu Pai, É hora de repousar ao lado de Deus. Nós aq estamos em paz e buscando o consolo que vc nos deixou. Te Amaremos para sempre.

II)BIOGRAFIA DE SILVIA FLORENTINO SOARES

03 AGOSTO 1927* – Natural de Santana-Amparo da Serra, filha de Belmiro Ricardo e Maria Francisca. Ao casar-se com Manoel Ribeiro veio morar na Serra dos Ribeiros,terras de Jequeri, isto em 1948. Em anos seguintes, provavelmente no final da decada de 1950 veio para a cidade de Itanhomi, onde estabeleceu e criou raízes profundas com amor. Foi muito zelosa nas coisas de DEUS, constituindo numa fiel  participante da vida da Igreja de Itanhomi, onde certamente deixou uma legião de amigos e amigas.O legado que Ela deixou é muito importante, daí precisamos a cada dia honrar cada vez mais o nome de SILVIA, minha mãe e mãe de muitos. Evidente que eu estou triste, da mesma forma todos os demais da família tbm estão, mas temos de buscar conforto no Senhor DEUS, pois tudo aconteceu e o que vier a  acontecer será por causa das determinações Dele.

22 ABRIL 2016 + – Lamentavelmente nesta data, as 20h, na UTI do Hosp São Lucas Gov Valadares, SILVIA expirou da vida na terra e viverá eternamente em nome de Jesus,num ambiente de Luz e Paz. ESSE AVC TRAIÇOEIRO FOI UM MALDITO, QUE CEIFOU SEM PIEDADE A VIDA DE NOSSA TÃO AMADA MÃE SILVIA.

SILVIA, na nossa memoria e honra esta em Itanhomi…

“Como todas as mulheres que fazem do casamento, da criação de filhos e do trabalho duro a razão de ser de suas vidas, deu conta de tudo”

SILVIA Veio a óbito na noite do dia 22 de abril de 2016, por volta das 20h. Aos 89 anos,apresentava bem fisicamente, apesar de ter passado por alguns problemas grave de saude, mas foi o AVC ocorrido na madrugada do dia 18 de abril 2016, que a levou para UTI do Hosp São Lucas.Absolutamente lucida, conduzia nas ultimas semanas com coragem e determinação, toda atenção para o esposo MANOEL RIBEIRO, que vem passando por dificuldades várias, inclusive uma fratura do braço direito.

Do casamento ocorrido em 1948, com Manoel Ribeiro Soares, nasceram os filhos,JOSE RIBEIRO  DA SILVA, MARIA RIBEIRO(ZITA), ANGELO RIBEIRO SOARES NETO,AFONSO RIBEIRO, ANTONIO CARLOS RIBEIRO, LUIZ CARLOS RIBEIRO, GERALDO MAGELA RIBEIRO,MARLE RIBEIRO E APARECIDA RIBEIRO. Todos os filhos casados e geraram filhos, resultando que SILVIA foi avó de dezenas de netos, bisnetos, inclusive um tataraneto.

=====================================================

NB:EU JOSE RIBEIRO DA SILVA, O PRIMEIRO DE UMA DEZENA DE FILHOS, TENHO A OBRIGAÇÃO DE PUBLICAMENTE AGRADECER A ESSA DIGNA E HONRADA MULHER,POIS FOI COM MUITA LUTA QUE ELA DA UNIÃO COM MANOEL RIBEIRO, DEU SEQUENCIA A RAMAGEM DA FAMÍLIA RIBEIRO, INSTALANDO-A POR ESSA TERRA DE ITANHOMI E REGIÃO,PROCEDENTE DE JEQUERI.
ENTÃO…FOI UMA VENCEDORA. APESAR DE TRISTE SINTO FELIZ POR TER SIDO ELA ESSA MULHER VALOROSA, QUE CUMPRIU A MISSÃO COM ZELO E DEDICAÇÃO.
Obrigado, pelo suor na fronte e pelos braços cansados no final da jornada para que nada faltasse, naqueles arduos tempos,decada de 1940,na Serra de Jequeri.
Obrigado, por tantas noites em claro, acalentando meu choro de criança.
Obrigado, por ter mostrado o caminho pra mim e para  todos outros irmãos.SOMOS 10 FILHOS :JOSE , MARIA,ANGELO,AFONSO, MANOEL,LUIZ CARLOS, ANTONIO CARLOS,GERALDO MAGELA,,MARLENE, APARECIDA.TODOS VIVENDO HONRADAMENTE GRAÇAS AOS ENSINAMENTOS DA NOSSA MÃE.
POR FIM AGRADEÇO A DEUS POR TER  SILVIA EXISTIDO NA MINHA VIDA ME FAZENDO FELIZ .
SILVIA FLORENCIO DA SILVA, DEUS ABENÇOOU SEUS DIAS NA TERRA E AGORA NA ETERNIDADE CREIO QUE DEUS O ABRAÇARA, FAZENDO REPOUSAR EM AMBIENTE DE LUZ E PAZ. MAS O DIA 22 DE ABRIL DE 2016 FOI O MAIS TRISTE DA MINHA VIDA.

FOTOS MARCANTES DA CAMINHADA DE DUAS PESSOAS, QUE TIVERAM  VIDAS VITORIOSAS. DEIXARAM UM GRANDE LEGADO, ESPELHADO NUMA GRANDE FAMÍLIA.

FOTOS MARCANTES NA HISTORIA/VIDA DE MANOEL RIBEIRO E SILVIA – EM 1998 FOI CELEBRADO EM ITANHOMI – BODAS DE OURO DO CASAL. EXISTE ALBUM COM VARIAS FOTOS.

Certidão de casamento de Manoel Ribeiro Soares e Silvia Florentino Soares.realizado em 02 outubro 1948 em Jequeri MG- Ele é filho de Angelo Ribeiro soares e de Virginia Gomes Ribeiro. Ela é filha de Belmiro Maia da Silva(Belo Ricardo)e de Maria de Assis.(Maria da Barreira).

13174061_10206285028191831_1149067894401029287_n

1998/ITANHOMI-MOMENTOS MEMORAVEIS DA VIDA DE MANOEL RIBEIRO, SILVIA E FILHOS.

NESTA FOTO MANOEL RIBEIRO E SILVIA COM A FILHA APAREIDA.

INICIO DE 2016.
MANOEL RIBEIRO HAVIA FRATURADO A CLAVICULA LADO DIREITO.

INICIO DO ANO DE 2016.

PRAIA DE GUARAPARI – 22FEV14.
MANOEL RIBEIRO E SILVIA – meus pais curtindo em Guarapari com LENA RIBEIRO E APARECIDA RIBEIRO.OBS= O TEMPO PASSA…CHEGAR-SE-A A UM DIA QUE PODE TER DUVIDA DESSE MOMENTO – EU NÃO ESTAVA COM ELES EM GUARAPARI – DOS FILHOS QUE ESTAVAM COM ELES SOMENTE MARLENE E APARECIDA.

MANOEL RIBEIRO SOARES EM SUA CASA/OUTONO DE 2016.

LADEADO POR SONIA, DAYSE E LENA.
20NOV16 EM ITANHOMI.

BLOG RIBEIROJEQUERI

CELESTE ANDRADE, EM 17 JULHO 2017, EDITOU E POSTOU NA LINHA DO TEMPO DO FACEBOOK, ESSA BELA E EMOCIONANTE HOMENAGEM A MANOEL RIBEIRO SOARES E SILVIA.

“E L E S Naquela Rua comprida ,
para alguns , no começo ;
para outros , no fim,
não importa :
lá está a Rua do Tarumrim ,
( Ô , que raiva , meu Deus !
Tarumrim não tem Rua do Itanhomi
e Itanhomi tem Rua do Tarumirim ! ) ;
bem , esta Rua é cenário
de uma história singela ,
simples , comum ,
diferente de muitas outras ,
porque esta foi tecida com luta e amor.
Aconteceu ,como dentre
tantos outros,
está um casal ,
que ,ao da cair da noite ,
hoje, missão cumprida ,
assenta-se na calçada ,
faz roda com os vizinhos
e cumprimenta todos que passam .
Quem são ?
Ora , gente !
Ele é o Sr, Manoel Ribeiro
e ela , a Dona dele .
Conheço ,não .
Vou explicar melhor :
ele é um senhor que veio de Jequeri ,
outras bandas das Minas Gerais,
para fazer melhor nosso rincão.
Acompanhado de sua esposa,
D. Sílvia , fiel companheira ,
trabalhou aqui e ali
até fixar-se na profissão de barbeiro
como ficou conhecido :
“Seu “ Nego Barbeiro .
Ah ! Agora eu sei !
Se tivesse falado assim,
eu saberia…
Este é o “Seu “ Nego
que , aqui , enriquecendo
Itanhomi com sua vida
e com a de D, Sílvia ,
a companheira de sessenta anos,
humilde ,religiosa ,solidária
criaram a enorme família
que Deus lhes deu.
Mas este mesmo Deus
colheu a vida de D. Sílvia.
A casa , a calçada da Rua do Tarumirim
ficaram meio que vazias …
A visão daquela metade era triste …
Faltava D. Sílvia …
Por um ano um ano “Seu “ Nego
assentou-se sozinho na calçada ,
até que as saudades explodiram
e ele foi ficar com ela ,
para , juntos , nos céus , voltarem a ser
ELA + ELE
=
E L E S

À D. SÍLVIA e “ Seu “ NEGO ,
IN MEMOIAM .

À família RIBEIRO SILVA ,
Meus setimentos .

Amei D , Sílvia ,mas minha dor está longe da de vocês .
Abraços e minha amizade . É o que posso lhes oferecer.
Itanhomi , 17 de julho de 2017 .

Celeste Andrade

 RIBEIROJEQUERI

 

 

Anúncios

Sobre ribeirojequeri

MILITAR APOSENTADO
Esta entrada foi publicada em 02)BLOCOS AUTOBIOGRÁFICOS DE JOSE RIBEIRO DA SILVA, 03)BLOCOS INFORMATIVOS DA FAMILIA RIBEIRO-ACERVOS DE POSTS E ALBUNS + DOSSIÊS. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s