FILHO ÚNICO DE UMA GRANDE FAMÍLIA ME CONSIDERO.

BLOG RIBEIRO JEQUERI.

FILHO ÚNICO DE UMA GRANDE FAMÍLIA ME CONSIDERO…

FAMILIA RIBEIRO-Originária certamente das terras Lusitanas.

Dos meus dias, conheço bastante sobre SERRA DOS RIBEIROS, pedaço de Jequeri,do qual tenho imensa saudades.

E  naqueles duros e saudosos anos da década de 1950, não andei solitário,porque na casa grande e em volta dela, tinham muitas outras crianças. A comunidade era muito animada, e as atividades com muito trabalho não podiam parar.

JOSE RIBEIRO DA SILVA, foi crescendo, e com o crescimento, entrou naquela luta diária, o que era dado a todos daquela comunidade.As crianças começavam a trabalhar cedo. Os jovens adolescentes da época, Tinham perspectivas sim, tanto que , inclusive Eu, ganharam asas e estão por diversos lugares, com novas ramagens, floridas, do tronco RIBEIRO.

E foi pela década de 1960, vivendo eu, ora Itanhomi, ora Jequeri, até que no final da década fui viver definitivamente em Gov Valadares.

E na sequencia das décadas, até aos dias de hoje, por vários lugares passei e morei.

E desde então, voltando aquele passado distante da Serra, alguns momentos de Itanhomi, passei a me considerar FILHO UNICO,por ter perdido o seio de uma família e as vezes nem lembrado sou quando reúnem-se os “galhos” pra contar  histórias,fazer festas etc.

Assim, estou, sentindo-me “galho” de um tronco, que anda florescendo, mas enfim estou só.

Família é assim mesmo! Dos Ribeiros de outrora, daquele povo quase primitivo,quase nada é lembrado.

 HONÓRIO RIBEIRO, AUGUSTO RIBEIRO, troncos fortes, gerados no seculo 1800 e “cacetadas”,Senhorezinhos da casa grande, rodeados de escravos,não existe a menor consideração literária dos seus feitos.E Eles foram grandes,dando sequencia a essa grande família RIBEIRO, espalhadas, da bacia do Rio Doce, ao Vale do Paraíba e alhures…

Ouso escrever, limitado pelo conhecimento, mas cravo na história um pouco do que foi e vai continuar ser a família RIBEIRO.

Pois é…Devia os muitos RIBEIROS,letrados, “doutores” até,lembrarem-se, que se tens essa bela vida, cercada de sedas e cetins, tudo veio de uma época difícil, de uma grande família, que habitou,habita e habitarás, nas cercanias de Jequeri, berço sagrado dos RIBEIROS.Se perguntares aos muitos dos Ribeiros de hoje, quem foi Honório Ribeiro? Augusto Ribeiro? João Ribeiro?Angelo Ribeiro? Pedro Ribeiro? Antônio Ribeiro? talvez, não saberão dizer da história. Daí recomendo, ides a Serra, converse um pouco com NOÉ RIBEIRO,com EXPEDITO RIBEIRO e coisas muito interessante ouvirão.Eles persistem, vivendo suas vidas, na Serra de Jequeri.Outros RIBEIROS por lá ainda estão,com mal de Alzheimer estão alguns, portanto impedidos de contar história.

E, eu, filho único, com telefone mudo, não tenho ouvido vozes direta. Preciso de discar, se é que quero ouvir.Os RIBEIROS não ligam pra mim,não me visitam. Se eu quero ver um RIBEIRO,atravesso o corredor e encontro uma,ou se pedalar me disponho encontro alguns RIBEIRINHOS precisando de ajuda, que por força de laços próximos faço o que posso. Ou,vou alí em Jampruca, onde encontro “galhos floridos” da tradicional família Ribeiro.Enquanto isto os RIBEIROS da gema distante estão, ou já se foram, e não os encontrando, fico aqui “matutando” sobre aquela vida, aquela infância, com um começo, um meio e a quase chegada, onde certamente para atravessar o rio Aqueronte não vai ser facil.

A despeito de tudo isto, quero dizer aos meus amigos,familiares, que um RIBEIRO DE JEQUERI, esta solitário pelo Vale do Rio Doce, vivendo o oposto daqueles dias da década de 1950, porém com o telefone 33 32841886 pronto pra receber, mas Ele não toca.

RIBEIROJEQUERI.

Sobre RIBEIROJEQUERI

MILITAR APOSENTADO
Esta entrada foi publicada em BLOCOS = INFORMATIVOS DA FAMILIA RIBEIRO-ACERVOS DE POSTS E ALBUNS + DOSSIÊS. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

