POST NR 4/7 DA SERIE-TRAJETÓRIA DO RIBEIRO -BEM ME FEZ ITANHOMI 2

POST NR 4/ BEM ME FEZ ITANHOMI 2

POEIRAS DO PASSADO-TRAJETÓRIA DO RIBEIRO/Ref. 1973 a 1982

DESTACO A MINHA VOLTA PARA ITANHOMI COMO SOLDADO DA PMMG

1973/DESTACAMENTO POLICIAL DE ITANHOMI –   CMT  SGT ADÃO DOS ANJOS   –  CB AUXILIAR – GERALDO PAULINO DOS SANTOS    DELEGADO ESPECIAL DE POLICIA CAP JAIR JOAO TEIXEIRA.

EM 1973 FUI DESTACADO PARA ITANHOMI /PERMANECI ATÉ 1982/SAI PARA FAZER O CFS/APM-BH EM 1982

QUANDO CHEGUEI PARA ITANHOMI, SALVO ESQUECIMENTO, ENCONTREI OS SEGUINTES POLICIAIS;

CB Geraldo Paulino dos Santos

SD João anastacio ramos +

sd  Antônio Figueredo

sd Marçal barreto dos santos +

Sd Ciro matildes siqueira  +

sd Jose vieira

sd Antonio pimentel de oliveira +

sd Valdir jose dutra +

obs: Esses com certeza estavam em Itanhomi quando cheguei.

Depois outros vieram: Sito:

Cb Antonio Moreira sobrinho  +

Cb Geraldo Pimenta das trevas

sd Assirio Martins dos Anjos  +

Sd Nestor  Lopes +

sd Oseias Antonio fernandes

sd Moacir Antonio de oliveira

sd joaquim Antonio de Sales

sd Alair anacleto chaves

Sd Daniel

+ = significa falecidos  – Infelizmente

obs: são os lembrados no momento. existiram outros com certeza. Em lembrando acrescentarei

CORONEL JAIR JOÃO TEIXEIRA – Diretor da Escola de formação em 1969 e primeiro Delegado Especial de Polícia com quem eu trabalhei. Acrescento que foi a pedido dele que eu trabalhei  na Delegacia de Itanhomi,por quase 10 anos.(1973 E 1974).

EM 1969 FOI MEU DIRETOR DE ESCOLA 6 BTL(CHEFE DA P3). 1973 E 1974 TRABALHEI COM ELE NA DELEGACIA DE ITANHOMI. FOI ELE QUE PEDIU O CMDO PARA EU TRABALHAR NA DELEGACIA DE ITANHOMI. FOI UM MARCO IMPORTANTE NA MINHA CARREIRA.

EM 1969 FOI MEU DIRETOR DE ESCOLA 6 BTL(CHEFE DA P3).
1973 E 1974 TRABALHEI COM ELE NA DELEGACIA DE ITANHOMI. FOI ELE QUE PEDIU O CMDO PARA EU TRABALHAR NA DELEGACIA DE ITANHOMI. FOI UM MARCO IMPORTANTE NA MINHA CARREIRA.

ADÃO DOS ANJOS – Meu professor da Escola de Recruta e posteriormente meu primeiro Cmt de Fração-Itanhomi decada de 1970.

.

DECADA DE 1970.

DECADA DE 1970.

A imagem pode conter: 8 pessoas

ANTONIO FIGUEREDO E FAMÍLIA.

A imagem pode conter: 1 pessoa

CIRO MATILDES DE SOUZA.

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas em pé

JOÃO ANASTACIO RAMOS.

 

======================================================

MOMENTOS MEMORÁVEIS VIVIDO EM ITANHOMI, PERÍODO DE 1973 A 1982.

Relembrar desse periodo passado, me faz sentir saudade. Saudade das tardes na porta da cadeia, vendo as crianças brincarem de bola; quem eram as crianças? dentre muitas, lembro-me do EDUARDO FIGUEREDO, Dú do tó- hoje funcionario do BB; do VIVALDO FIGUEREDO,hoje major da PM, do Negão do tó, funcionario do BB; JOSE RAMOS , advogado e vereador em itanhomi, PAULO RAMOS , func da justiça, PEDRO RAMOS , contador em brasilia, etc….

Saudade dos bons colegas da epoca: Sd Anastacio, sd Figueredo, sd Ciro matildes, sd Alair anacleto, sd Antonio pimentel; sd Jose vieira, sd Marçal barreto dos santos, cb Geraldo paulino dos santos, Sgt Adão dos anjos, Sgt Noel marcelino, Sd Oseias antonio, sd Nestor lopes, sd Daniel, sd Moacir antonio, sd Assirio martins dos anjos,  e outros.

Saudade até de alguns presos, como Joao morine, Celio flogoió,Ana Lucia e outros.

São rastros de uma vida / Eu tenho saudades.

=================================================

MOMENTOS MEMORAVEIS DE 1973, ANO QUE CHEGUEI PARA ITANHOMI,PROCEDENTE DE GOV VALADARES. ITANHOMI FOI O MEU PRIMEIRO DESTACAMENTO POLICIAL.

Quero registrar na minha trajetória, que chegando em Itanhomi em 1973, fui convocado pelo então Delegado Especial de Policial, Cap Jair João Teixeira, para prestar serviços como Escrivão “adhoc” da Delegacia de Polícia.E naquela época assumi o controle administrativo da Delegacia por ordem do Cmt do 6 btl, em atenção ao pedido do Delegado já dito.

Ocorre que,por circunstancias, continuei a prestar serviços na Delegacia, mesmo após a saida do Cap Jair, obviamente com apoio do Cmt dst PM Adão dos Anjos e na sequencia com Sgt Noel Marcelino. Certo é que eu prestei serviços na Delegacia de 1973 a fevereiro de 1982, quando saí para fazer o CFS.

Naquele período,  de Março de 1973 a fevereiro de 1982, eu fiz todos os serviços da Delegacia, tipo Registro de Veículos, e as muitas investigações Policiais, desde o local do crime até a confecção dos Inquéritos Policiais.E nos finais de semana prestava serviço no Policiamento Ostensivo a pé.

por causa da função eu tinha acesso aos Juizes e Promotores,e para constar cito Dr Wilyan Silvestrine, Dr Danilo Alves da costa(JUIZES) Dr Jeferson Ribeiro, Dr Pedro vergara.(PROMOTORES).

Eu,para que a história conte, estou lembrando de meus bons amigos ,com os quais trabalhei na Delegacia de Policia. Vejam:Como esta descrito,iniciei esta jornada com o CAP JAIR JOÃO TEIXEIRA, e depois segui com  ANTONIO EDUARDO FIALHO, JOSE FERREIRA SOBRINHO(ZIZINHO DENTISTA), (Delegados Municipais);MAJOR SEBASTIÃO NOGUEIRA,DR SIDNEY PINHEIRO, DR PARAGUASSU AMARAL DOS PASSOS,Delegado PC.Onde eles estão?

COM CONVICÇÃO AFIRMO QUE FUI UM BOM ESCRIVÃO “ADHOC”; PELOS SERVIÇOS RECEBIA ELOGIOS DO MEIO JUDICIAIRO, DA SUPERINTENDÊNCIA DA PC(DR THACIR MENESES) DOS DELEGADOS E DA SOCIEDADE.

==============================

NOTAS REF POLICIAIS MEUS AMIGOS QUE FORAM ASSASSINADOS

1) LEMBRANDO DE  SD NESTOR LOPES, quero  deixar registrado que ele veio a morrer muito jovem, acredito por volta do ano de 1983, na cidade de Itanhomi. Ele e seu colega Roberto Paulino policiava os eventos de um circo, e quando de uma ação contra FABINHO DO LADARIO, aconteceu um tiro e este atingiu Nestor ,que teve morte no local. Nesta época eu estava trabalhando em Tarumirim e por ordem do Cmt do 6 btl desloquei pra Itanhomi, fim dar apoio ao Cmt do Dst de Itanhomi, na pessoa de Noel Marcelino da Silva.

2) ANTONIO PIMENTEL, FOI ASSASSINADO NO TREVO DE SÃO JOÃO DO ORIENTE.QDO DO ASSASSINATO DE PIMENTEL ELE ESTA PRESTANDO SERVIÇOS EM CARATINGA.

================================================

MOMENTOS MEMORÁVEIS NO ESPORTE E LASER.

Tive uma vida esportiva muito ativa com participação nos times da cidade, especificamente no Social, com Jose Alves dos Reis (zizico marcelino) e paralelamente tinha o meu grupo de futebol e a gente andava por vários lugares. Dos atletas sinto saudades de todos e para rememorar cito Ismail Martins, Efigenio coco, Ze Carlos, Dico Coco, Nelito, Pacuia, Téia Florentino, Luiz Antônio, Moacir Ramos, Samaroni,Almir,Nestor soldado, Tadeu, Roscão, Borota, Nereu, Raimundo Amado, Antonio Dias, Paulo Dias, Dadinho Marreco, Juquita marreco, Nenem marreco, Plinio, Miro, Manoel Miranda, Abel…

Citar que naqueles dias eu tinha apoio do Prefeito Messias Nogueira pra fazer futebol e por isto contratei times importantes como a ida a Itanhomi da AGAP, do América Mineiro, etc…

=========================================================

MOMENTOS MEMORÁVEIS NA ESCOLA E FORMATURA NO CURSO DE TECNICO CONTABIL – COLEGIO MACHADO DE ASSIS DE ITANHOMI.

 BLOCO 12=AUTOBIOGRAfIA DE JOSE RIBEIRO DA SILVA – CONSTA QUE JOSE RIBEIRO DA SILVA,NO DIA 25DEZ1981 -FORMOU-SE EM TECNICO CONTABIL – COLEGIO MACHADO DE ASSIS-ITANHOMI.

FOI UMA FESTA DE GALA REALIZADA NO CLUBE MUNICIPAL DE ITANHOMI.

COLEGIO COMERCIAL MACHADO DE ASSIS/25DEZ1981- NESSE DIA RECEBI CUMPRIMENTOS DO PADRE KLEOFFAS BAKER ,DA PROFESSORA SHIRLEY MALZONI E LAURO PIRES, POR OCASIÃO DA ENTREGA DE DIPLOMA TECNICO CONTABIL- COLEGIO MACHADO DE ASSIS.

TIVE A HONRA DE PARTICIPAR DESSA TURMA.
Machadão -Turma de 1981-Pida.José Carlos Pires,Mundinho,Paulo Lopes,Vasquinho, — com Edson Ribeiro Júnior  + Ribeiro, Jose Vicente,Roberto Nazareth,Edmilson,Alemão,Geraldo Ramos e
FOTOS DIVERSAS INSTRUI O QUE FOI ESSE MARAVILHOSO EVENTO E, DO QUAL PARTICIPEI COM HONRA; NOS DIAS DE HOJE RESTAM MUITAS SAUDADES.
25DEZ1981- RECEBENDO CUMPRIMENTOS DO PADRE KLEOFFAS BAKER ,DA PROFESSORA SHIRLEY MALZONI E LAURO PIRES, POR OCASIÃO DA ENTREGA DE DIPLOMA TECNICO CONTABIL- COLEGIO MACHADO DE ASSIS /ITANHOMI — com José Claudio Ribeiro da Silva em CAMARA MUNICIPAL DE ITANHOMI/MG.

25DEZ1981- RECEBENDO CUMPRIMENTOS DO PADRE KLEOFFAS BAKER ,DA PROFESSORA SHIRLEY MALZONI E LAURO PIRES, POR OCASIÃO DA ENTREGA DE DIPLOMA TECNICO CONTABIL- COLEGIO MACHADO DE ASSIS /ITANHOMI — com José Claudio Ribeiro da Silva em CAMARA MUNICIPAL DE ITANHOMI/MG.

RIBEIRO RECEBENDO CUMPRIMENTOS PROFESSORA SHIRLEY MALZONE E LAURO PIRES

FORMATURA DO RIBEIRO EM 1981

COLEGIO MACHADO DE ASSIS - TECNICO CONTABIL - TURMA DE 1981 - EDSON RIBEIRO DISCURSANDO EM NOME DA TURMA.

COLEGIO MACHADO DE ASSIS – TECNICO CONTABIL – TURMA DE 1981 – EDSON RIBEIRO DISCURSANDO EM NOME DA TURMA.

=========================================================

MOMENTOS MEMORÁVEIS DE 1988

Pois é…Entre abril e outubro de 1988, comandei o Dst PM de Itanhomi; Estava bem no comando, mas na campanha política desse ano, de uma ação policial desencadeada, batí de frente com os políticos, e ao meio de uma Sindicancia,antes mesmo da conclusão, fui removido para o dst PM de Frei Inocencio, em permuta com o Sgt Wellington Andrade.Tudo desse fato,pode ser lido em outro post, constante da minha autobiografia.

ESSE EPISODIO NÃO MUDOU NADA A MINHA RELAÇÃO COM ITANHOMI.

“BEM ME FEZ ITANHOMI”

========================================================

MOMENTOS MEMORÁVEIS EM ITANHOMI.

São poucas fotos, mas elas me conduzem a muitas recordações e sentimento de Saudades.

Vou fazer descrição de cada foto:Foto 1 mostra o Dst formado na area externa da Cadeia pública de Itanhomi, data de 1974.Eu sou o ultimo da direita…Foto 2 mostra eu a direita,Sntônio Figueredo no centro e Assirio Martins à esquerda…Foto 3 Eu com um time de crianças…Foto 4 Time de futebol do Dst PM com Sgt Noel Marcelino a esquerda…Foto 5 Asp Vivaldo Figueredo(Vivaldo chegou ao posto de Major da P

1974/DST DE ITANHOMI

FOTO ACIMA MOSTRA O DST DE ITANHOMI FORMADO POR CAUSA DE UM EVENTO…EU ESTOU A DIREITA DA FOTO.

1974/ITANHOMI - OS SENTINELAS RIBEIRO,ANTÔNIO FIGUEREDO E JOAQUIM SALES. FOI EM UM 7 DE SETEMBRO. VEJO ACIMA NO PALANQUE:JOSE MARINHO,LEVINDO DIAS FILHO(FISICO) DR WILYAN SILVESTRINE(jUIZ DE DIREITO) DR CELIO VIEIRA DE ANDRADE(ADVOGADO) E ANTONIO EDUARDO FIALHO.

PROVAVELMENTE 7SET74. NO PALANQUE ESTA LEVINDO DIAS FILHO(FISICO),DR CELIO ANDRADE, ANTONIO EDUARDO,DR WILYAN SILVESTRINI(JUIZ),JOSE MATINHO E OUTROS E PERFILADO ABAIXO ESTÃO ASSIRIO MARTINS,SD FIGUEREDO E SD RIBEIRO A DIREITA.

RIBEIRO COM TIME DO DST DE ITANHOMI - DECADA DE 1970

EQUIPE DO DST DE ITANHOMI COM NOEL MARCELINO, GERALDO PIMENTA DAS TREVAS,TEN ALCEU FIGUEREDO,SD DANIEL, SD RIBEIRO, SD NESTOR,DIAS,ASSIRIO MARTINS,AGACHADOS: ZE NIGRINHO, SGT OSMAR DUARTE,OSEIAS,JOSE VIEIRA,JORGE ANDRADE, OSWALDO, E  ?. PROVAVELMENTE EM 1974.

DECADA DE 1970

DECADA DE 1970 – TIME JUVENIL COM PAULO RAMOS, FRANCISCO,SHURU, TRÉ, MORINI,PITER,, LEO,GRILHO, BARRETO,TANUS CALILI -RIBEIRO ESTA A DIREITA.

 

FOTO ACIMA É QUANDO VIVALDO ERA ASPIRANTE DA GUARDA MIRIM DE ITANHOMI. DECADA DE 1970

FOTO ACIMA É QUANDO VIVALDO ERA ASPIRANTE DA GUARDA MIRIM DE ITANHOMI. DECADA DE 1970

FOTOGRAFIA DE FESTA EM ITANHOMI - DECADA DE 1970.

ESTA FOTO PROVAVELMENTE DECADA DE 1970, MOSTRA DENTRE OUTROS DJAIR LACERDA,LENA RIBEIRO, MOACIR RAMOS,JOSE VIEIRA, SONIA E RIBEIRO(VER RIBEIRO ATRAS DE JOSE VIEIRA).

 

 

===========================================

Sobre ribeirojequeri

MILITAR APOSENTADO
Esta entrada foi publicada em 07)POEIRAS DO PASSADO-NOTAS E POSTS DIVERSOS COPIADOS DO BLOG UOL OU OUTRAS FONTES.. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

