POST NR 2/7 DA SERIE – TRAJETÓRIA DO RIBEIRO – BEM ME FEZ ITANHOMI 1

BEM ME FEZ ITANHOMI… PUBLICADO FB

Foi na no fim da década de 1950, inicio da década de 1960, que fiz minha primeira viagem de Serra do Jequeri para Itanhomi. Viagem sofrida em todos os aspectos.Principalmente porque em Serra dos Ribeiros, muitas pessoas ficaram a chorar. Daquelas pessoas, se me concentrar, consigo captar as imagens, mas prefiro passar ao longe, pra evitar sofrimentos.

E a viagem, primeira vez que entrei no comboio férreo da Leopoldina que fazia Ponte Nova a Caratinga; E de caratinga pra Itanhomi por Ônibus, acho que já da São Geraldo, até Residência(Taruaçu) de Tarumirim; seguiu-se a viagem por Jeep e Caminhão, gastando dois dias,por causa das intensas chuvas.Friso que de Alto Queiroga até Itanhomi fiz a viagem a pé,pois não tinha passagem de carro na Serra.(Eu fiz a viagem com meu Pai Manoel Ribeiro e Tio Benjamim Ribeiro).

Em Itanhomi, passei a viver uma nova realidade. Distante daquelas pessoas amadas, que na Serra deixei e as deixei para sempre.

Foi no Grupo Escolar Humberto de Campos que fiz o terceiro e o quarto ano primário, com as saudosas Professoras, Irene Machado e  Nadir Araujo.

Meu primeiro serviço em Itanhomi, inicio da decada de 1960, foi na venda(mercado) de Vicente Calidonio e tbm como auxiliar na Padaria, dos padeiros Antônio Caipora e Fio Português(Diamantino Heitor da Costa). Quantas saudades? Fio Português quando de uma campanha política, na decada de 1970, não me lembro bem o dia,mês e ano, foi assassinado por João Rufino, na estrada pra Cap Andrade.

Por fim, no meado da década de 1960, estava eu a trabalhar como balconista da Farmacia Amarante, de Jose Gregorio Amarante, conhecido por Nêgo; Acredito que foi um bom período de minha vida. Foi quando saí da adolescência e entrei para o mundo dos adultos.

DE ITANHOMI PARA GOVERNADOR VALADARES, ONDE A HISTÓRIA VAI CONTINUAR…

FOTO ABAIXO MOSTRA EU E VERA MALAQUIAS DE SOUZA. PROVAVELMENTE EM 1967, NA CIDADE DE ITANHOMI.

RIBEIRO E VERA MALAQUIAS

=======================

Sobre RIBEIROJEQUERI

MILITAR APOSENTADO
Esta entrada foi publicada em BLOCOS =POEIRAS DO PASSADO-NOTAS E POSTS DIVERSOS COPIADOS DO BLOG UOL OU OUTRAS FONTES.. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

