REF JOSE RIBEIRO DA SILVA E SUA ATUAÇÃO NA GM DE ITANHOMI…

ACHEI INTERESSANTE O QUE DISSE O TEN ADÃO DOS ANJOS, ACERCA DA GUARDA MIRIM DE ITANHOMI,POR ISTO ESTOU TRANSCREVENDO PARA A MINHA PEQUENA AUTOBIOGRAFIA.

29DEZ16/ COMPARTILHO COM PRAZER,POR SER PARTE DE UMA HISTÓRIA DE VIDA, QUE MUITO ORGULHA-ME.
COPIO A SEGUIR O PERFEITO ESCLARECIMENTO DO SR TEN QOR ADÃO DOS ANJOS,HOMEM A QUEM MUITO DEVO. FOI MEU PROFESSOR NA ESCOLINHA PROFISSIONALIZANTE E NA SEQUENCIA DA VIDA FOI MEU COMANDANTE, NOS AUREOS TEMPOS DE NOSSAS VIDAS EM ITANHOMI. COM ESSA HISTÓRIA E MUITAS OUTRAS REMONTAM SAUDADES.
EM TEMPO: OBVIAMENTE TEVE OUTRAS PESSOAS QUE MUITO AJUDARAM, MAS EM ESPECIAL LEMBRO DE JOSE DA LUZ FERREIRA,DIRETOR MUITO PRESENTE.

MEU POST A RESPEITO:”Prezado Senhor Adão dos Anjos – tags Guarda Mirim.
Compartilho a história da GM de Itanhomi, por trazer-me gratas e saudosas lembranças.
Existe uma lacuna na história da GM de Itanhomi. Ela foi criada e entrou em funcionamento com certeza pós-1974 e antes de 1978.
Eu tive a honra de ser o primeiro monitor da GM, indicado por Va.Sa.E eu era Soldado PM. Em fevereiro de 1978 afastei-me pra fazer o CFC, já no comando do Sgt Noel Marcelino. Certo é que a partir de 1978, não sei como ficou a GM. Mas acredito que Ela esteve sob cuidados doutros, com a participação ativa do jovem Vivaldo Figueredo. Ocorreu tambem o retorno de Va.Sa. Para o Comando do dst PM, pelo que acredito tenha havido uma reestruturação da GM, em 1985.
Acho que com a Va. saída de Itanhomi a GM perdeu força e acho que até extinguiu.
As vezes a gente confunde com a história. Quando fui pra Itanhomi em 1972/1973 o Senhor era o Cmt do Dst PM; depois houve substituição, não sei quando; Mas 1978 até 1984 o Cmt fora o Sgt Noel,e eu bem lembro pelas minhas saídas em 1978 para CFC e 1982 para o CFS. Provavelmente o Sr reassumiu o Dst PM de Itanhomi em 1984 ou 1985.
Ajuda-me a resolver essa confusão de datas”.

POR ADÃO DOS ANJOS
“Meus amigos da Pedra Escondida, nossa querida cidade de Itanhomi -MG
Realmente, nosso amigo e companheiro de caminhada, Jose Ribeiro da Silva, tem toda a razão, no título desta matéria de saudade dos bons tempos que não voltam mais.
O Título correto é:
Os 31 ANOS DA REESTRUTURAÇÃO DA GUARDA MIRIM DE ITANHOMI – MG, EM AGOSTO DE 1985.
A Guarda Mirim de Itanhomi, foi criada em 1976, por nós da PM local, tendo como diretor o Sargento Adão e 1º monitor o Soldado Ribeiro filho desta maravilhosa terra.
Tivemos, na época todo o apoio e aval da população local, prefeitura e vereadores, igrejas, maçonaria, os clubes da cidade, e o Lions L/18, do qual era eu vice – presidente, etc,
Porém, a guarda mirim, funcionava, nós, como instrutores, sem nenhuma organização, como falta de estatuto, Diretoria e local de reunião.
Todos os sábados Jose Ribeiro e eu dávamos instrução para os guardas mirins, na frente da cadeia e quartel do DSTPM, com aulas verbais de Educação Moral e Cívica, marchas e corridas a pé pelas ruas da cidade.
Educação Física era no estádio Nogueirão, assim como, o treinamento de futebol.
Algumas vezes fizemos acampamentos com a turma de aproximadamente 120 meninos da guarda.
Na época, era delegado de Polícia de Itanhomi, o nosso então Capitão Jair João Teixeira, hoje Coronel da Reserva da PMMG.
O Soldado José Jose Ribeiro da Silva foi escrivão “ad hoc” neste período, na delegacia, cedido por mim, seu comandante e autorizado pelo comando do 6º BPM.
Em dezembro de 1977, me formei em direito, na turma do meu compadre Juiz de Direito Roberto, filho do meu amigo Sr. Benício.
O comando do 6º BPM me recolheu no início de 1978, a sede da OPM, para fazer o curso de identificação, datiloscopia e mobilização, no serviço de identificação de Exército, na 4ª região Militar, em Juiz de Fora.
Fui substituído pelo 2º Sargento PM Noel Marcelino, recentemente, falecido. ( nossa saudade ).
Jose Ribeiro da Silva, continuou com a responsabilidade da GM, mas também retornou ao 6º BPM para fazer o CFC ( curso de cabo ) e a guarda, nessa época, praticamente acabou.
Quanto ao nosso querido Vivaldo Figueiredo, “in memória”, filho desta Lenda Viva da PM de Itanhomi, o Tó soldado, meu amigo de velhas jornadas, lembro-me do Vivaldo, como um dos primeiros guardas mirins de 1976 e como meu ex-aluno do Colégio Estadual.
Retornei ao comando da DST PM de Itanhomi em 1984, quando já não encontramos mais a guarda mirim de 1976 em funcionamento, e foi ai, que fizemos a reestruturação da nova guarda mirim, com Estatuto registrado em cartório, e Diretoria, conforme o publicado no jornal A Voz de Itanhomi, da comadre Rosário, dia 18 de agosto de 1985.
Neste período, criamos também a guarda mirim de Capitão Andrade, que era Sub DST PM de Itanhomi, sob nosso comando.
Lá, indiquei o soldado Joaquim de Sales, o Quincas, “in memória”, para ser o responsável e 1º monitor daquela guarda, que funcionou também, brilhantemente.
Em 1987, por motivo de ter sido aprovado no concurso de oficiais da PM, no 1º CEFO ( Curso Especial de Formação de Oficiais ), para os Sargentos da PMMG, com mais de 15 anos de serviço e com curso superior, desliguei-me do comando do DST PM de Itanhomi e fui para a ACADEMIA DE POLÍCIA MILITAR DE MINAS GERAIS, fazer o referido curso, na capital BH, onde fiquei por 02 anos, tendo me formado ASPIRANTE PM em julho de 1989.
De volta ao 6º BPM, fui designado para a cidade de Tarumirim, comandar o pelotão, que abrangia, Tarumirim, Itanhomi, Alpercata, Sobrália, Fernandes Tourinho e Engenheiro Caldas.
Em Tarumirim, reestruturamos também a antiga guarda mirim da cidade que não funcionava mais. Segue foto anexo.
Realmente, amigo Jose Ribeiro da Silva, você tem razão no seu questionamento por isso estou fazendo esses esclarecimentos.
Posso ter esquecido de algum detalhe, pois, não sou mais aquele JOVEM Sgt cheio de energia que chegou nessa terra maravilhosa em 1972, aliás já conto hoje, a partir de 1º de janeiro de 2017, 51 anos de Polícia.
O importante hoje para nós, é a satisfação do dever cumprido em ajudar os pais, as famílias desses meninos das fotos, na Formação moral, intelectual, religiosa e cívica deles, e o agradecimento de cada um deles.
Por isso peço a Deus que continue no coração de cada um deles e tome conta da vida deles e de todos nós.
ADÃO DOS ANJOS

Sobre RIBEIROJEQUERI

MILITAR APOSENTADO
Esta entrada foi publicada em BLOCOS =POEIRAS DO PASSADO-NOTAS E POSTS DIVERSOS COPIADOS DO BLOG UOL OU OUTRAS FONTES.. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

