OPINIÃO DO RIBEIRO/ OUTUBRO 2016 – Falando de política e dos políticos.

OPINIÃO DO RIBEIRO/ 05 OUTUBRO 2016.

Enveredei pelo Google, li tantas coisas, que minha mente não absorveu. Também seria injusto plagiar, pois o que a gente escreve tem de vir d!alma própria. E eu cismei ser escritor. Sou escritor do “pois é”, sou escritor do “porque” gosto de escrever. Escrever coisas minhas, com meus erros, mas com meus sentimentos.

Quando vou citar povo, política e vida, JEQUERI, ITANHOMI,GOV VALADARES,TARUMIRIM, FREI INOCENCIO, e agora JAMPRUCA,obrigatoriamente tem de constar do meu “cardápio”. Minha vida,gira em torno dessas cidades e, porque gira, vão descobrindo a cada instante.

Como o assunto hoje gira em torno da política, com seus ganhadores e seus perdedores, estou arriscando nesse seara, que na verdade pouco conheço. Mas se não conheço tanto do assunto conheço as pessoas envolvidas

==========================

POIS É… VEJA NA VISÃO DO GREGO ARISTOTELES, O QUE  É POLÍTICA:

“Segundo o filósofo grego Aristóteles, a política é a ciência que tem por objetivo a felicidade humana e divide-se em ética (que se preocupa com a felicidade individual do homem na Cidade-Estado, ou pólis), e na política propriamente dita (que se preocupa com a felicidade coletiva). A política situa-se no âmbito das ciências práticas, ou seja, as ciências que buscam conhecimento como meio para a ação.

Dizia Aristóteles:

“Vemos que toda cidade é uma espécie de comunidade, e toda comunidade se forma com vistas a algum bem, pois todas as ações de todos os homens são praticadas com vistas ao que lhes parece um bem; se todas as comunidades visam algum bem, é evidente que a mais importante de todas elas e que inclui todas as outras, tem mais que todas, este objetivo e visa ao mais importante de todos os bens; ela se chama cidade e é a comunidade política” (Pol., 1252a).

Enfim a Política é tudo o que se relaciona à busca de ações para o bem estar tanto individual como coletivo.”

===========================

I) DE JEQUERI, terra que nasci, despontou ADILSON DA SAUDE, ainda jovem, inexperiente da política, que destronou LUIZ ANTONIO, um águia da política.Por que isto aconteceu? Ele foi subestimado.

II)DE ITANHOMI, o que se viu foi um conjunto de coisas mal feitas, despontada no fraco governo do amável DR JOSE CARLOS PIRES,que por engendramento dos “amigos” pediu demissão e transmitiu o governo ao seu Vice Lúcio  Cassemiro; Mas os mal feitos continuaram, pois os “amigos” aproveitavam da situação e contribuíam para o caos públicos, enquanto Eles se enriqueciam e enriquecidos estão vivendo vida nabalesca, nos seus quase castelos,ou em suas fazendas de confortos mil.

E esse grupo, aliados do atual Prefeito, encastelaram na Prefeitura, davam as cartas e tudo faziam até que indicaram RAIMUNDO FRANCISCO PENAFORTE para candidato a Prefeito, tendo como vice CESAR AMBROSIO.Eles fizeram certo na indicação MUNDINHO e CESAR eram sim, aqueles que suscitavam maior pressão,pois do outro lado chegara disposto, um homem por demais conhecido em Itanhomi, e Ele tinha projeto.

Esse homem a quem me referi, é JAEDER CARLOS PEREIRA, que se candidatou, fez alianças,fez parcerias e encaixou na chapa a pessoa de PAULO NOGUEIRA DE ANDRADE. JAÉDER jogou bem, dizendo dos seus projetos, e no pretérito da história tinha a seu favor, um mandato de 4 anos, entre 1992 e 1997, onde ele revolucionou e fez Itanhomi ficar diferente. Itanhomi cresceu e firmou como uma cidade digna, com ótima qualidade de vida e assim esta até aos dias de hoje, apesar dos mal feitos da administração atual. E nessa formidável campanha, PAULO NOGUEIRA, aliado de JAEDER,por ter um histórico de homem de paz, conciliador ao extremo, oriundo de uma família, cujo pai MESSIAS NOGUEIRA, fora um Prefeito, daqueles tipo “paizão” do povo, formentou e cresceu o “bolo” de adesão e, o resultado foi esse que a história já esta contando. JAÉDER e PAULO desbancaram, tiraram do poder um grupo que estava sendo altamente nocivo pra Itanhomi e muito bom pra alguns que enriqueceram, mas queriam mais.

 

III)DE GOV VALADARES,meu segundo lar.Quando não estou em Frei Inocencio, me abrigo na Pousada da União, por ter o direito de sócio e tbm por que o Diretor Cel Luiz C Albino consentiu. E falando da política, diria que foi a mais tranqüila, a previsível durante toda campanha. ANDRÉ MERLO nadou de braçada e ainda tinha sempre ao seu lado uma gama de muitas pessoas, fortes da política e fortes nas associações de classes. E ao seu favor teve ainda o PT derrocado por tantas “Lamas” e a incapacidade da Prefeita Eliza, que não cerceou os desejos impuros de seus aliados. Eliza em si, ao meu ver, fez muitas coisas por Gov Valadares; não é o caso de eu relatar,pois não faria tudo com justiça.

Mas ANDRE MERLO, um rico cidadão, aliado com DR LUCIANO, venceu e governará Gov Valadares a partir de Janeiro de 2017. A esperança de muitos é que Ele reerga Gov Valadares, que no momento esta debaixo de um “Mar de Lamas” e ainda tem o Rio Doce de outrora limpas águas, bem encardido por causa da mineradora Samarco.

IV)DE TARUMIRIM,IV)Do TARUMIRIM,apesar de pouco ir lá, acompanho a vida dessa cidade pelas Redes sociais do Facebook, do telefone e das Rádios. Tarumirim é aquela cidade, pela qual e pelo seu povo, tenho simpatia.Cidade boa de se morar, cidade de povo bom e alegre, cidade de gente que  trabalha.De Tarumirim tenho amigos e amigas, que são muitos, por causa não citarei nomes.

DALVA OLIVEIRA, a quem conheço muito bem, desde os tempos da Caixa Economica Estadual, das minhas muitas idas na casa dela, vez que o seu saudoso marido JOSE HERCULANO, fazia questão de estar com a gente e por isto os churrascos na casa dele, era coisa boa daqueles dias. Governou Tarumirim, com zelo e amor, e se perdeu a política, foi por que era o momento, dado aos muitos fracassos do PT, e tbm por que o opositor fez uma campanha intensa e com bons projetos de mudanças.

MARCILIO BONFIM (Tilica), comHELI MOURA, venceu e convenceu. Pois é, TILICA, vem da corrente política do seu Pai DR AFRANIO DE PAULA BONFIM, homem que governou Tarumirim com ardor e amor.Ele tinha vontade inconteste de fazer sempre mais  pra Tarumirim e fez muitas coisas boas que a história conta. TILICA, com grande saber, advindo daquela família culta, com o grande amor que Ele tem por Tarumirim, não tenho duvida que Ele vai querer fazer muitas coisas, e certamente fará, mesmo que não seja tudo que ele vai desejar fazer. Obviamente que tem coisas que não será possível.

Mas, o que me importa é eu desejar que TILICA faça uma boa administração, e ao ensejo dizer que DALVA fez o possível e esta marcada na história de Tarumirim.

V)DE JAMPRUCA,certamente é aquela que eu vivi pouco das coisas dela, pois tudo o que esta me acontecendo é bem recente. Meu filho RODRIGO casou-se   com LETICIA CONTIN e quis o destino que ele fosse morar lá e trabalhar com o sogro JOSE MAURO, no Supermercado PACOTÃO.

Mas, da política de Jampruca, confesso que fiquei meio assustado com o “batidão” dos militantes políticos. Eu achei o tom da campanha muito agressivo. Sinceramente, eu por gostar de tanta gente em Jampruca, principalmente aquelas do meio do futebol, torço muito pra que elas acertem as arestas e voltem a viver em paz,pois a política já passou. A oposição e o povo em geral, tem o direito de cobrar as promessas de campanha.

POLLIANE, ao meu ver vai ter muitos problemas pra compor seu staff funcional, dado aos muitos que querem participar do Governo e ainda terá a sombra do atual Prefeito,que de certa forma manteve bem o município e me parece que entregara com bom crédito junto aos credores e fornecedores.

VI) DE FREI INOCENCIO: Pois é… Sempre deixo o Frei Inocencio por último, pois aqui vivo a minha história atual. Aqui tenho minha vida, junto da família e em contato com os amigos no dia a dia.

Sabe, eu gostaria muito ser mesmo um escritor, pra dizer tudo com bastante compreensão para que quem lesse não tivesse duvida.

Mas, me proponho escrever coisas minhas, da minha alma, não rever nem mesmo as coisas que antes escrevi, pois quero sintonizar somente no presente momento.

Pois falarei, das pessoas que foram noticias, foram ovacionadas, foram xingadas e criticadas, pelas ruas e nos palanques, mas sobreviveram a tudo e farão parte da história de Frei Inocêncio. Não sei por quem começar, mesmo porque a ordem não vai alterar o fator.

DO JIMMY DUTRA, opinião minha, ok. Vejo nele um sonhador que já é um político em evidencia. Na história de Frei Inocêncio,onde as pessoas advindas de outras paragens, de outros Estados, subiram ao poder político, JIMMY esta sendo a excessão. E esses Bahianos, esses Paraibanos, que estão até certo ponto esquecidos, fizeram muitas coisas por Frei Inocencio.Eu lembro de alguns , mas não vou citá-los,pois certamente cometerei injustiça por esquecimentos.

Se meu recado pudesse chegar até JIMMY, gostaria muito de dizer a Ele da sua grandeza na disputa,e que os votos expressivos que ele teve, precisam ser conduzidos, e que Ele faça uma oposição racional, para o bem do povo de Frei Inocencio. Vc JIMMY perdeu a política para uma pessoa, dela vou dizer em seguida, que eu considero um dos grandes políticos da região. Portanto não fique abatido, reerga, acerte sua vida, volte ao seu convívio e abrace todos indiscriminadamente, e tenha tudo isto como importante para a democracia. Vc JIMMY esta na luta e outras oportunidades virão. Para quem Vc perdeu, sito que Ele tbm já perdeu e nem por isto sepultou seus sonhos.

Essa é minha reles opinião, com o meu abraço e meu apreço.

DO DR JOSE GERALDO DE MATOS BICALHO,diria até difícil eu discorrer  sobre a vida dele.Ele que tem uma extensa historia de vida.Mas vou dizer algumas coisas, com muito cuidado,pois não quero ser injusto.Da vida pregressa dele, daqueles tempos de Faculdades, e lá se vão anos e anos, todos nós sabemos que ele passou por lá, tanto que é um médico de excelente qualidade.

Não saberei dizer exatamente,  onde Ele fez residência médica, mas do inicio dele em Frei Inocencio, eu posso dizer,mesmo porque ele mesmo me disse.

Foi com ideal de um jovem médico que ele em Frei Inocêncio se aportou, acho que na gestão de CABRALINHO ou LOURIVAL LOURENÇO , e fazendo aquele trabalho de médico de família foi crescendo e logicamente passou a se interessar pela política, coisas que ao meu ver faz parte da tradição de sua família. Certo é que daqueles legados antigos,daquelas muitas pessoas que Ele atendeu, restaram os filhos, netos e parentelas, que hoje votam com Ele, por critérios de gratidão. Daí, eu vejo nele um exemplo, para quem quer viver na política. Isto serve pra JIMMY  e para outros, inclusive o filho dele MAYRON, que leva jeito. OLIVER,outro filho dele, já deu sua contribuição.Ficou provado ser um bom administrador, mas não tem o senso político do pai, eu acho.

Pois é…DR JOSE GERALDO venceu e se tudo aconteceu assim, creio eu que foi por justiça.Ele tomou posse por causa dos desmandos do anterior,graças a  decisão da justiça, mesmo que tardia. E o que Ele fez? Consertou muitas coisas em pouco tempo. Imagino que Ele nos 4 anos que virão, vai dar a Frei Inocencio uma nova cara, mas isto não significa que ele vai perpetuar no poder, mesmo por que  não haverá mais reeleição. Por conseguintes Oportunidades terão os sonhadores,os idealistas, e quem sabe virão MAYRON BICALHO, JIMMY DUTRA  para uma boa disputa. Citei os dois, por ver neles coragens e com ideal político. Entretanto nem sei, se a Lei permitirá Mayron, como indicado pelo Pai que é prefeito. Desculpe-me pelo meu apocalipse,ok.

Bom, já disse um pouco da trajetória de Dr Jose Geraldo e como nada mais tenho à acrescentar, resta-me desejar a Ele sucesso no novo mandato.espero mesmo que Ele faça Frei Inocêncio ficar diferente.

Minhas escusas, se da minha colocação falei demais ou vim a ofender alguém.

Mas, para terminar, não poderia eu deixar de enfatizar, as chapas bem formadas com DR JOSE GERALDO e DINÁ e  JIMMY DUTRA e NENITO. Como se vê realmente homens conciliadores.

Sobre conciliação, DR JOSE GERALDO, no alto de sua experiência, tem dado lição e segurado ímpeto de muitos. Parabens pela postura.

OBS: Pode ser que mesmo depois de publicado, venha eu,se necessário, acrescentar alguns Adendos.

ASSINADO POR  JOSE RIBEIRO DA SILVA –SUB TEN DA RESERVA, COM RESIDENCIA E DOMICILIO EM FREI INOCENCIO.

Sobre RIBEIROJEQUERI

MILITAR APOSENTADO
Esta entrada foi publicada em ARQUIVOS: PUBLICAÇÕES DIVERSAS.. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

