OPINIÃO DO RIBEIRO/REF JOGO DEMOCRATA X AMERICA DE TEOFILO OTONI- MOD II E OUTROS ASSUNTOS DO FUTEBOL DA REGIÃO.

DIARIO DO RIBEIRO/14 MAIO 2016 SABADO
-Estando atôa na vida, sem qualquer perspectivas pra fazer alguma coisa, por convite de Lusmar, fui a GV fim assistir jogo Democrata X América de TO, último jogo e decisivo. Democrata sagrou-se campeão do Mod II e consquentemente América ficou em segundo lugar, devido ao empate por 0x0. Uberaba não teve competencia pra classificar e perdeu a vaga ao empatar com Mamoré. Mas diga de passagem o jogo Democrata x América foi muito fraco. Não teve um lance sequer de area. Os goleiros não fizeram nenhuma intervenção, salvo bolas atrasadas.Na verdade o jogo foi pelo Regulamento e deu certo.
Ref a esse jogo e outras mais escrevi a nota que se segue:OPINIÃO DO RIBEIRO
REF FUTEBOL NO VALE DO RIO DOCE
Espelho nas cidades de Ipatinga, Gov Valadares e Teofilo Otoni, para dizer do que sei sobre o nosso Futebol.
I)DO FUTEBOL AMADOR. Vou discorrer sobre o que eu sei.
IPATINGA- me parece que a Liga de Futebol Amador local promove campeonatos.
TEOFILO OTONI idem, mas ouvi dizer que o investimento é pouco e isto faz o futebol pobre. Como me propus dizer do que sei, quero neste parágrafo referir-me ao cidadão MARCONI DANTAS, que com desprendimento e inteligência faz a competição denominada Copa União do Vale com agregação de varias cidades. E pelo que sei, e do que ouvi a respeito, essa Copa tem sido um sucesso.E me parece que a competição desse ano já é de numero 4, e não tem nenhuma participação da Liga de Futebol e nem do poder publico.
GOVERNADOR VALADARES, é a meu ver,por ser uma cidade pólo, a grande vergonha do Futebol, que mesmo tendo uma Liga registrada na Federação Mineira, desde muito tempo atrás, coisa de aproximadamente 10 anos,não realiza campeonatos.E o pior é que os desportistas parece-me que já acostumaram com essa anomalia da Liga. Por conseguinte os Clubes da cidade de governador Valadares e cidades adjacentes estão todos irregulares.
Mas por falar em Gov Valadares, bom dizer que graças a uns tantos abnegados da cidade, o Futebol continua com jogos amistosos, ou campeonatos “barbantes”.São vários grupos que agregam bons atletas e fazem bons e animados jogos, sem a participação da Liga ou poder publico, que nada fazem.E acompanhando Gov Valadares, estão todas as cidades do entorno, com os amantes do futebol que felizmente ainda existem, mantendo vivo a pratica do futebol, maioria das vezes em campos de péssimas qualidades.
E para exemplificar, Bom registrar tbm o bom trabalho feito por Charles Sena na Escolinha do Coopevale, sob a batuta do Detetive Lucão…Do ótimo trabalho realizado por Igor Melo frente a Sec de esporte de Mathias Lobato… do Farola frente a Sec e Escolinha de Itanhomi…Do Divino Clementino em Engenheiro Caldas…Do Vito em Jampruca… Do Pacote em Frei Inocencio.Do que eu sei são esses somente. Eles prestam um ótimo serviço social e educativo para as crianças, coisas que não vejo dizer da Prefeitura de Gov Valadares e nem do Democrata. Democrata na verdade retira recursos para custear diretores e atletas profissionais, e não retorna nada para o Social.Eu acho que a Federação Mineira e demais Orgãos de seguridade Social deveria obrigar os clubes Profissionais a investir no Social e a forma prática seria com trabalhos focados nos atletas de base.
LIGA DE FUTEBOL DE GOV VALADARES deveria sofrer uma intervenção do Municipio, mas o que se fala é que a própria Prefeitura é que tem negado apoio para a realização dos campeonatos.
II)DO FUTEBOL PROFISSIONAL
Tudo que eu disser, poderá ser que não é.Posso até dizer o impraticável, por ser uma atividade que exige muito dinheiro.
Do IPATINGA, simplesmente não foi bem na competição do modulo II. E se assim foi deve ser por causa dos fracos investimentos. Não saberei dizer mais do momento atual, mas que no passado o Clube do Ipatinga, teve momentos de glorias com um ótimo Time de Futebol. E o que se vê em Ipatinga hj,referente ao Estadio Ipatingão, é um absurdo. O Estadio esta com aparência de abandonado. Quem passar pela rodovia, pode-se muito bem ver que o setor gramado esta todo ervado de vegetação diversas.
Do AMERICA de Teofilo Otoni, ouço dizer de muitas dificuldades econômicas, mas o Time esteve bem na competição do Modulo II, apesar de um inicio claudicante. Parece-me que o treinador Gilmar Estevam sabe como fazer o time jogar, apesar de limitado, eu acho. E foi mesmo com essa suposta limitação que o América subiu para a divisão primeira. Não vivo os bastidores do futebol, mas mesmo a distancia dos fatos, acredito que o grande nome da conquista do América foi o técnico GILMAR ESTEVAN. Acho até ser Ele o grande destaque dessa competição.
Do DEMOCRATA GV, acredito que tudo foi possível graças aos investimentos pessoais do Presidente Idivaldo Soares, que fez um time pra realmente subir para a primeira divisão. E conforme programado subiu, evidentemente com trabalho serio e inteligente do gestor Amarildo Ribeiro, aliado com o bom e tático treinador Eugenio de Souza. Mas diga de passagem ter Democrata e America feito jogo decisivo,no dia 14maio16, muito fraco. Não houve sequer um lance de gol.Os goleiros em 90m não foram exigidos.No meu entender O Regulamento fez esse jogo ser monótono, mas obviamente satisfatório.E neste particular Democrata e América não tem nada a ver com o Uberaba, que mesmo em seu domínio não teve competência para vencer o Mamoré.
Mas tanto lá, como aqui em Gov Valadares, eu pergunto qual o beneficio social que esses times carrearam para as cidades e região? Opinião minha é que nenhum beneficio social produziram. Os clubes referidos não possuem trabalho de base, o que no meu entender seria uma porta de ajuda para muitas crianças/adolescentes e suporte para o setor Profissional.
Realizado o ultimo jogo, gestores, comissão técnica e atletas debandar-se-ão e as atividades retornarão somente lá pelo mês de dezembro próximo, visando o campeonato de 2017.E as dificuldades para formação de uma equipe,visando a primeira divisão, tornar-se-á muito maior. Se o trabalho fosse, sem solução de continuidade, com uma Comissão Tecnica preparada, mesmo sendo com a base, acho que facilitaria muito, mas implicaria tbm em despesas sem retorno imediato.E nem todos os clubes tem receita a altura.
Cidades como Uberlandia, Uberaba, Patos de Minas, deveriam receber da comunidade esportiva a nota zero.São Cidades com alto poder aquisitivo e não conseguiram fazer times competitivos.Porquanto Recomendo-os vir a Teofilo Otoni e buscar em Gilmar Estevan ensinamentos para enfrentar dificuldades,pois este,mesmo com dificuldades financeira e com um elenco limitado fez o América acessar ao Modulo I.
Portanto parabéns aos Diretores, atletas e serviçais, das equipes que ascenderam a elite do mineiro diante de uma platéia animada e festiva que encheu o Mamudão na tarde de 14 maio 2016 Sabado.
======

Anúncios

Sobre RIBEIROJEQUERI

MILITAR APOSENTADO
Esta entrada foi publicada em ARQUIVOS: CATEGORIA GERAL E OPINIÕES DIVERSAS.. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s