OPINIÃO DO RIBEIRO – BONS TEMPOS NA DELEGACIA DE POLÍCIA DE ITANHOMI

OPINIÃO DO RIBEIRO/28DEZ14/FREI INOCENCIO

VIVENDO TEMPO DE NOSTALGIA – BONS TEMPOS NA DELEGACIA DE POLÍCIA DE ITANHOMI.

Com boas lembranças e muitas saudades, registro:Coisa que a vida me fez viver. Isto mesmo passando pela vida, servindo na PMMG, foi que servi tbm a PC,quando por 10 anos estive lotado na Delegacia de Itanhomi, com a missão de gerir os serviços. Naqueles tempos acontecia isto.

Vou tentar fazer de forma cronológica como foi minha vida e com quais Delegados trabalhei.Já existe registro a respeito,mas é sempre muito bom lembrar.

O primeiro foi aquele que um dia comecei na PMMG. Refiro-me ao Cel Jair João Teixeira, então Capitão lotado na Delegacia de Itanhomi como Delegado Especial de Polícia. A pedido dele a PMMG me colocou a disposição da Secretaria de Segurança pública, a partir do inicio da década de 1970.Desse Profissional de segurança, não canso de dizer das suas boas qualidades e honradez, devido o que Ele representa pra mim em particular.

Depois do então Cap Jair, muitos outros Delegados, digo que estiveram comigo na DP/Itanhomi, em substituição, Foram Cel Jupter Vieira, Cel Aleixo.E com esses eu ainda tinha que fazer serviços das Delegacias de Cons Pena com Cel Jupter e de Tarumirim com Cel Aleixo. Era uma luta ferrenha, que vez por outra estava eu nas estradas de Cons Pena,outras feitas pra Tarumirim E Inhapim.Bom frisar que esses Profissionais foram em Itanhomi Delegados substitutos,por ocasião de férias do titular.

Acrescento tbm a boa figura, do tranquilo e humano Major Nogueira. Delegado fixo em Itanhomi por volta de 1978.

Lembrar tbm que em período Politico trabalhei tbm com Ten Renato Gonçalves de Melo.

Com o fim da era dos Militares nas Delegacias,logrei trabalhar com os Delegados Municipais e os quais foram: O velho Antônio Florentino, Jose Ferreira(zizinho dentista) e Antônio Eduardo Fialho.

Até que enfim, sai de cena os Delegados Municipais e assumem os Delegados Especiais de Polícia: E desses boas lembranças de:

Dr Valter Silva,nomeado naquela primeira turma de Delegados Especiais.Dr Valter era escrivão da Delegacia de Gov Valadares e foi nomeado Delegado de Itanhomi. Era Bom caráter e um grande Delegado, que me deixou saudade.

Dr Sidney Pinheiro, jovem Delegado de carreira, com inicio em Itanhomi.

DR PARAGUAÇU AMARAL DOS PASSOS-Com esse finalizei a minha estadia pela PC quando no inicio de 1982 fui para BH cursar o CFS, enquanto Ele fora movimentado para Delegacia na grande BH. Pessoa humana e destemida, com uma vitoriosa prestação de serviços na Furtos e Roubos/BH. tornou meu grande amigo e por consequência sinto muitas saudades dele.

E na sequencia do ciurriculun trabalhei com Edson Moreira,ou Edson Derona(falha memória)então jovem delegado, que esteve em Diligencia visando apurar crimes sem autoria definida. Bom dizer que quem pediu a presença de um Delegado, fora eu, que na época tinha acesso direto com Dr Thacir Meneses,Superintendente, uma espécie de comandante da PC.Esse episodio da presença de um Delegado de BH em Itanhomi aconteceu na gestão dos Delegados Municipais. Sei muito bem por quais motivos,mas por uma questão de preservar família, faz opção de não mencionar.Mas foi um fato grave que aconteceu em Itanhomi e que carecia de uma resposta imediata.

Pois é…Bons tempos com luta, disposição e muita saúde se foram e restou saudades até aos dias de hoje.

Não saberei dizer por onde andam essas personagens, excetuando Cel Jair e Antonio Eduardo,que vivem e residem em Gov Valadares e Itanhomi respectivamente.

===================================

 

Sobre RIBEIROJEQUERI

MILITAR APOSENTADO
Esta entrada foi publicada em ARQUIVOS: PUBLICAÇÕES E OPINIÕES DIVERSAS. com as etiquetas , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

