OPINIÃO DO RIBEIRO/SETEMBRO 2013 – Ref. Família ALEIXO

OPINIÃO DO RIBEIRO/SETEMBRO 2013

REF. CURIOSIDADES DA FAMÍLIA ALEIXO

Ainda nos meus primeiros anos de atividades na PMMG ,nas minhas andanças por Destacamentos, e estando em Itanhomi, tive a grata satisfação e até me deixa honrado, ter conhecido o velho CORONEL ALEIXO, que fez histórias nos arredores da cidade de INHAPIM/MG. Esses arredores que me refiro estendiam Dom Cavat, São João do Oriente, Tarumirim, Itanhomi,Engenheiro caldas, Iapu… Enfim estendiam de gov Valadares a Manhuaçu e de Manhuaçu a Cons Pena. Os Coroneis da época davam as cartas, e CEL ALEIXO juntava a Cel JÚPTER VIEIRA, CEL PEDRO FERREIRA, CEL VIVALDO, e outros mais. Eram os Delegados Especiais de Polícia e que juntando aos muitos outros cuidavam da Segurança publica no Estado.

Mas a família ALEIXO, salvando engano, reputo tenha sido e continua sendo a mais militarizada da região… Olha que eu não disponho de acesso a todos e mesmo assim tenho história para contar… CEL ALEIXO, fez história por todo Estado e fincou raízes em INHAPIM/MG…O legado dele na Policia Militar, acredito tenha começado com um filho sargento, que eu não sei dizer o nome, mas aí vieram JORGE ALEIXO,CARLOS ALBERTO, LUIZ FENANDO E O ALEIXINHO. Todos fizeram histórias e todos com passagens pelo 6 Btalhão de Gov Valadares. De todos,o que ainda faz presente na área de gov Valadares,participando dos eventos da UMMG  é o ALEIXINHO.

Imagino que todos, dado essa saga de militares, herdadas do velho ALEIXO, deva ter filhos dando continuidade nas lides da PMMG.

É intrigante a meu ver, como pôde um homem, naqueles tempos rudes, estudar e vocacionar os filhos para a Profissão Militar. CEL ALEIXO  fez tudo isto.

Intriga-me também a forma de comportar desses ALEIXOS. Nenhum dos que conheço maculou a Policia Militar. Todos gozavam e continuam gozando de alto conceito na cúpula da PM e junto a tropa. Não teve um siquer, que destoasse dos bons mandamentos. Evidente que estou falando dos que conheço.

Certamente essa saga iniciada não sabe quando, deva estar tendo seqüência nessas paragens mineiras.

COM ESTA SINGELA POSTAGEM HOMENAGEIO DE CORAÇÃO A FAMÍLIA ALEIXO E PODE SER QUE EU ESTEJA PROVOCANDO UM ESTUDO DETALHADO DOS FEITOS DO PATRIARCA  CEL ALEIXO.

Sobre ribeirojequeri

MILITAR APOSENTADO
Esta entrada foi publicada em 08)BLOG RIBEIROJEQUERI=OPINIÃO DO RIBEIRO. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

