HISTÓRIA DE CASERNA – COPIADO DO ORKUT – ENVOLVIDOS= Cap Jair Landes, Sebastião Pio. Sgt Xavier , Ti Neguin e outros

CAUSOS COPIADO DO ORKUT

Ribeiro Jequeri – 28/01/2008

ref cap jair landes

vou contar. e um breve caso.objetivo despertar para outros.com certeza nossos companheiros tem muito pra contar.
conhecem o cap jair landes?
ELE e motivador de varios casos. hoje na reserva,reside em bh. aqui em gv reside o seu irmao,famoso CUMPADREandrade.

CERTA VEZ,ELE ENTAO ALUNODO CFO, FOI DESTACADO PARA TOMAR CONTA DA CASA DO CMT CEL BRAGA JUNIOR,QUE VIAJARA DE FERIAS. UMA BELA NOITE,VENDO OS PEIXES DO AQUARIO,SADIOS E BEM VIVOS,RESOLVEU FRITA-LOS COMO SALGADINHOSPARA ACOMPANHAR BOAS DOSES DO CARO WISK DO CMT. –
o resultado desse ato vcs membros, conhecedores da disciplina militar ,ja sabem o que com certeza aconteceu.

OBS= Ele conta em seus livros varios causos / Recomendo aos  amigos curtir.

JAIR LANDES, foi um dia, menino levado, que com inteligencia rara, foi vencedor. Na Polícia militar de Minas, quem o conheceu nas lides operacionais, sabe que Ele foi excessivamente operoso, e como conseqüência , invés de ganhar promoção, ganhou alguns processos(grifo meu). Infelizmente  na PM nosso pessoal de operação policial estão sempre envolvidos em Processos criminais.

Ribeiro Jequeri – 30/01/2008

REF TEN JOAO COSTA

quem o conhece ja sabe,quem nao o conhece procure conhece-lo.e gente pra la de boa.
nao sou contador de causo. vou tentar escrever mais um ,visando alavancar outros ,para dar vida a comunidade.
JOAO COSTA, se chegar ao seu conhecimento,antecipo pedido de perdao.

transcorria o ano de 1982, eu , joao costa e outras centenas,faziamos o CFS na academia. a vida la naqueles tempos era sofrida. e aqueles que gostavam de uma cachacinha ,as escondidas ,tomavam umas nos barzinhos da platina, para aliviar um pouco a barra.

CERTO DIA JOAO COSTA, EXCEDEU NAS DOSES E FICOU PRA LA DE BAGDA.FORMAMOS UMA TURMINHA E O ESCOLTAMOS PARA O ALOJAMENTO.TUDO SOBRE CONTROLE,SEM ALTERACAO,FOMOS DORMIR. LA PELAS MADRUGADAS,ELE LEVANTA PARA URINAR E SEM MOVER VERTEU TODA AGUA EM CIMA DO CB SIQUEIRA DA PM DO PARA. AI FOI UM SURURU DANADO DESPERTANDO TODO ALOJAMENTO. ERA SIQUEIRA QUERENDO IR NO OFICIAL DO DIA E O PESSOAL SEGURANDO. ENQUANTO ISSO NOSSO AMIGO JOAO,CHEIO DE MORAL ESBRAVEJAVA… quem mandou esse otario ir dormir no banheiro.
prezados membros,essa e apenas uma, existem outras dele. se ele nao apelar com essa eu conta outra. vamos aguardar.

Ribeiro Jequeri – 03/02/2008

casos de caserna

RICARDO, conte pelo menos um caso.

esperando pelo sono e tambem fugindo do carnaval na tv, vou tentar descrever um fato pitoresco, ocorrido na ACADEMIA em BH.

TRANSCORRIA O ANO DE 1982, DENTRE MUITOS ESTAVA cb sebastiao pio figueiredo,cujo nome de guerra era CB PIO.

ABRO PARENTESES,PARA INFORMAR AOS MEMBROS OU QUEM VENHA TOMAR CONHECIMENTO, TER CABO PIO, MORRIDO POR VOLTA DE 1983, POR ACIDENTE DE TRANSITO NA BR 116. DESSE COMPANHEIRO EU GUARDO RECORDACOES E SAUDADE NO CORACAO.

vamos ao caso

Uma bela noite,22 hs, um TENENTE OF DE DIA E ALUNOS DE SERVICO, adentraram no alojamento e procederam a chamada do pernoite. estava tudo em ordem, mais mesmo assim, o tenente nas suas recomendacoes sentenciou A PARTIR DE AGORA NAO QUERO NEM UM PIO AQUI.
SURPREENDENTEMENTE,MINUTOS DEPOIS ,O TENENTE E ALUNOS , VOLTARAM AO ALOJAMENTO, E DERAM INICIO VARIOS PROCEDIMENTOS E MANDOU QUE O GRUPO DE ALOJADOS FORMASSEM NA QUADRA ESPORTIVA. em ato continuo deu-se inicio um corre-corre , seguidos de ordem para sumirem no terreno. isso e esconder. E escondidos deveriam todos permanecer, ate soar o apito para retorno ao alojamento.

O NOSSO CABO PIO,QUE COMO DE COSTUME HAVIA TOMADO UMAS E OUTRAS ,NAO ESTAVA NEM AI,E , TRANQUILAMENTE AO MEIO DAQUELE ALVOROCO ,PASSOU PELO ALOJAMENTO E APANHOU SUA BOLSA,E RUMOU PARA O CORPO DA GUARDA DO REGIMENTO DE CAVALARIA, ONDE ARGUMENTOU COM O CB DA GUARDA, QUE O TENENTE O HAVIA EXPULSADO DO ALOJAMENTO ,ATE SEGUNDA ORDEM. O CABO ACREDITOU E PERMITIU QUE ELE PERNOITASSE NO CORPO DA GUARDA.

na conferencia do oficial de dia,falta o CB PIO. foi dado ordem para que os alojados,o procurasse nos arredores da APM. ate que o dia clareou.

EIS QUE AI SURGE O CABO PIO, QUE QUESTIONADO,SUSTENTOU QUE SAIU E SE ALOJOU EM OUTRO LUGAR,POR DETERMINACAO DO TENENTE.

pelo fato gerou uma comunicacao do tenente e outra do cmt da guarda do regimmento,pois no livro de comunicacoes ,o cb mencionou os motivos alegados por PIO.
ESSE FATO VIROU RESENHA.FOI RESOLVIDO NA BOA e com gozação do Cmt Cap Geraldo  costa Ribeiro.

Ribeiro Jequeri – 03/02/2008

SGT PIO

SGT SEBASTIAO PIO FIGUEIREDO, quando morreu, estava comandando o dst pm de MARILAC, municipio que ele trabalhou varios anos como cabo.

ELE, pela simplicidade, era muito querido , e la na APM, elle mantinha esse lado humilde, e foi ajudado em varias situacoes pelos companheiros e ate mesmo pelos professores e instrutores da epoca.

ESSE CASO QUE DESCREVI E REAL. EU FUI TESTEMUNHA OCULAR,NA CONDICAO DE ALOJADO.

O TENENTE, ao que me parece,chamava moreira,nesse dia teve um comportamento terrivel,mais naquela epoca, essas coisas acontecia na APM.

ESSE EPISODIO, FOI UM BOM PRATO PARA O CAP GERALDO RIBEIRO DA COSTA, CMT DO CFS. GOZADOR DEMAIS, SEMPRE FAZIA REFERENCIA AO PIO. EXPEDIENTE ARQUIVADO.

com certeza um bom cronista,contaria esse caso , com mais realce. se alguem interessa r procure-me.

LANES, VC CONTOU UM CASO. CONTE OUTRO.

Ribeiro Jequeri – 12/02/2008

casos de caserna

membros da comunidade, porque nao aparece ,pelo menos para uma visita.
vamos contar casos, recordar do passado.
vou contar mais uma faceta do CAP JAIR LANDES. esse oficial hoje na reserva,teve passagem marcante, pela sua capacidade profissional, inclusive escreveu livros de contos e fatos. tinha um espirito de resposta agucado. bom amigo.
mais e verdade, ele aprontava muito, nos cursos que fez na PM.
pelas suas traquinagens,todos no antigo CFAP, onde ele cursou CFS, ou na APM quando do CFO.
ERA O ANO DE 1978,EU FAZIA O CFC. FOI QUANDO ENCONTREI O ALUNO DO CFS JAIR LANDES,E ELE TINHA POR TODOS DO 6 BATALHAO MUITA CONSIDERACAO.TORNEI-ME AMIGO DELE E DA FAMILIA.
certo dia no almoco dos alunos, LANDES, disse-me=ribeiro vamos sair juntos e pegar os doces de marmelada,que normalmente ficavam ao lado do bandejao.
assim fizemos, eu apanhei uns 5 pedacos e ele outros tantos.
so que nos nao imaginava que o chefe do rancho,entao tenente EUSTAQUIO,hoje ele e coronel,estava a espreita e viu tudo.
ao sairmos do rancho ele nos interpela e manda que nos fossemos para a aprovisionadoria e o esperasse.
landes balbuciou.sujou o esquema…
na aprovisionadoria o ten eustaquio,mandou um cabo, trazer duas latas de marmelada, e nos entregar.
O TEN EUSTAQUIO NOS DIRIGIU= eu vi que voces gostam muito de marmelada,portanto comam a vontade e agora.
nao restava outra alternativa.somente depois de comer todo o conteudo de uma lata de marmelada, daquelas de 500 gr, e que fomos liberados.

Wellington antonio de oliveira – 12/02/2008

hahahahh!!!

Olá… será que conhecí vcs nos anos de 1.978/79/80/81???
Sou do 6º pelotão/78, filho do Cabo Élcio do Almoxarifado.
Irmão do hoje 2º Sgt Sandro.
Os seus “Causos” são muito bons…
Ps: O Ten João Costa 11 conheço de muitos anos…

CONTINUEM!!! Estou rindo a valer… hahahahaha

PMMG SEMPER!!!!

Ribeiro Jequeri – 15/02/2008

CB ELCIO ANTONIO E SD ELPIDIO VICENTE

muitas lembrancas.
vou contar mais um caso,visando mais mostrar para a comunidade, que pelo 6 btl ,passaram CB ELCIO ANTONIO DE OLIVEIRA E SD ELPIDIO VICENTE ,coincidentemente, ambos trabalhavam no almoxarifado.
pessoas espetaculares – cb elcio estava sempre satisfeito ao atender seus pares,superiores,etc… disciplinado ,honrado e admirado por toda tropa.
elpidio,outra extirpe,mais tambem companheiro. era aquele que mais brincava na revista das 18hs.antigamente tinha isso.
QUANDO CHEGUEI PARA O 6 BTL NO ANO DE 1968,CB ELCIO E SD ELPIDIO JA ERAM PRACAS VELHO.
ate que completasse o efetivo do pelotao,eu e meu amigo ze machadinho, fomos colocados a disposicao da faxina. nosso chefe era o sgt DARCY.
pela funcao,sempre a gente ia no almoxarifado buscar omaterial de limpesa,e quem nos atendia era cb elcio ou elpidio.
um belo dia recebemos a incumbencia de dar um capricho no gab do cmt,naquela epoca cel fernando mendes.
fomos ao almoxarifado e nos municiamos do material.atendidos pelos ja citados.
fomos para limpesa,fazendo o enceramento,limpando a mesa de formica,usando o que seria gasolina.
o fiscal adm da epoca, cap jair vieira, precedendo o cmt,iniciou alguns despachos na mesa, mais desistiu por causa de um odor insuportavel. chamado o sd sidney,ordenanca do cmt na epoca, descobriram que na limpesa tinha sido usado urina.
sobrou pra nos e, sem nada saber, fomos parar no xadrez.
correu boato.era voz corrente nos corredores,que dois recrutas,haviam sacaneado o cmt.jogando urina no gabinente.
FOI O ELPIDIO, SACANEANDO A GENTE, EM VEZ DE COLOCAR GASOLINA NO LITRO,ENCHEU O MESMO DE URINA.
Tendo a noticia chegado ao almoxarifado, CB ELCIO ,depois de entender com ELPIDIO, contaram a brincadeira para o chefe da aprovisionadoria, cap farias.
assim,os treis foram ao gab do cmt,e expuseram os fatos,tendo ELPIDIO assumido a brincadeira.

o fato foi encerrado sem maiores problemas,mesmo porque CB ELCIO E SD ELPIDIO,gozavam de otimo conceito na unidade.
ELCIO E ELPIDIO,MEUS BONS AMIGOS – SAUDADE ETERNA

Wellington antonio de oliveira – 15/02/2008

MUITO BEM RIBEIRO…

OBRIGADO POR CONTAR ESTA PASSAGEM SOBRE A VIDA DO MEU PAI, SGT REF. ÉLCIO ANTONIO DE OLIVEIRA. NOS TRÁS LEMBRANÇAS DO PASSADO QUE NÃO RETORNA JAMAIS… CONTINUE CONTANDO OUTRAS. SOU MUITO SAUDOSISTA, ADORO LER ESTES CAUSOS DOS TEMPOS DISTANTES, SÃO DEVERAS HILÁRIOS… VOCE TEM JEITO PARA ESCRITOR… LOGO, LOGO VAMOS FAZER UM LIVRO… ME AGUARDE AÍ NO “BATALHÃO DO CHAPÉU” BREVE ESTAREI SENDO DESIGNADO PARA SUA UNIDADE… RSRSRSRS
VALEU IRMÃO…
 
ABRAÇOS A TODOS DA COMUNIDADE…

============================================================

EDIÇÃO FEITA EM 08FEV16-REF. SGT XAVIER.
Tomei conhecimento hj 08fev16.Esta noticia me fez ficar triste… Fez parte da minha vida, qdo do inicio na PMMG. ..Dele eu tenho uma historinha pra contar, mas vou fazer depois,ok. Acho que Ten Coronel Simil, que gosta de “causos” vai gostar.

EDITO LOGO. NOTICIA TEM DE SER NO CALOR.
Pois é… O SARGENTO XAVIER personagem da estória que se segue é esse junto da família em um dia qualquer do passado.SGT XAVIER marcou época e fora um bom coração.Quem o conheceu sabe ser verdade minha afirmativa. Reluz na minha mente a figura dele naquele tempo do Rancho/6 btl cuidando da alimentação dos recrutas. Pagina da saudade pra mim… Do Sgt XAVIER saudades eternas.

CASOS DE CASERNA/ LEMBRANÇAS DE “TI NEGUIM =TIO NEGUINHO – O NOME PROPRIO DELE EU SINCERAMENTE NÃO SEI. Esse homem, Negão mesmo, trabalhou como cozinheiro no 6 batalhão,nos idos tempos da decada de 60 e 70. Os militares mais antigo sabe dele e quem foi.”

Hoje aproveitando a manhã fria, deste dia 05 dezembro 2011, vou colocar no papel uma historia, acontecida na realidade nos idos tempos, da decada de 1960 e 1970.

Ao chegar para os quadros da PMMG, no final da decada de 1960, o fiz sem ter o minimo de conhecimento da vida militar. Eu fui percursor da família Ribeiro de Jequeri, a incorporar na PM.Hoje existem outros e com prazer sito o Sgt Franciole Ayres Ribeiro e o tenente Claudiano Ayres Ribeiro, ambos servindo no Batalhão de Ipatinga, e são filhos do meu estimado irmão Angelo Ribeiro.

Bom, mais no momento estou projetando escrever um caso acontecido comigo, no inicio da minha carreira, no sexto batalhão em gov valadares, no inicio de 1969.Eu tenho muitas saudades daquele inicio,apesar de sofrimentos diversos.

Aprovado pela Junta de saude, até que se formasse o Pelotão, me mandaram para servir no Rancho, no auxilio aos cozinheiros e equipe da alimentação. Naqueles tempos todas as unidades de Policia tinha o seu rancho e refeitorios.

A equipe dos rancheiros da época eram: Chefe da aprovisionadoria Tenente Levy das chagas; auxiliares de serviços Sgt Xavier, Cb Paulo Leite, cb Onofre; Cozinheiros Cb Celestino, Sd Ti Neguin, e outros. E eu os apresentei em uma abençoada manhã do inicio do ano de 1969.

TI NEGUIM, assim era chamado o Negão de 140 kgs. cozinheiro do dia em que eu apresentei, com muita disposição; eu precisava muito do trabalhoe não poderia deixar de causar boa impressão.

Lembro-me muito bem, junto com Ti Neguim estava Paulo Leite,o Paulinho.

TI NEGUIM, passava uma faca nos dentes,alvos e brancos, procedendo talvez a limpesa diaria. Recebeu-me cordialmente e em seguida determinou-me: “meu amigo menino, vejo que esta disposto, então vamos trabalhar. Vc lava pra mim todas aquelas panelas,porque Ti neguim tá cansado, mais tire sua camisa e vista aquela que esta dependurada no cabide”.

Assim fiz. Eu vesti a camisa. TI Neguim com presteza abotoou a mesma no colarinho as mangas compridas que ia até aos punhos.

Foi lavando panelas que iniciei a minha missão na PM; as panelas eram enormes.

Poucos minutos depois, a camisa, calça e tudo em mim, estava encarvoados e gordurosos.

TI NEGUIM conversava com Paulinho e a todo instante me incentivava dizendo:”É assim mesmo que se começa e falava pra Paulinho: Esse menino vai ser um bom Policial”.

Assim,nesse primeiro dia,trabalhei a manhã inteira, lavando panelas e colocando lenha no fogão. Imaginam como eu fiquei no primeiro dia de serviço na PM. Todo encarvoado e gorduroso.

Para cumprir o expediente administrativo, que naqueles tempos iniciava as 13 hs, chegou o SGT XAVIER, coonsiderado o Chefe do Rancho.

-Cadê minha camisa? sem resposta

Ti NEGUIM alheio fingia não escutar e, eu muito menos, pois nada sabia.

Moral da Historia

Aquela camisa que eu vestira a mando de Ti Neguim, era do Sgt Xavier. Ela estava encarvoada e gordurosa.

E o sgt Xavier nervoso.

Pelo fato fui conduzido a presença do Ten Levy das chagas, que ouviu minhas explicações. Ele homem de bom coração, sentenciou:”o recruta não tem culpa; é apenas mais uma de Ti NEguim”.

O tempo foi passando e eu virei Soldado da PM. Devido minha passagem pelo rancho eu recebia dos rancheiros muita consideração; eu tambem os considerava. Quando eu ia ao rancho TI NEGUIM sempre alegre, dizia:”chegou o Soldado camisa”.

Um dia virei Cabo da PM e pra TI NEGUIM eu era o cabo camisa.

Um outro dia virei Sargento e ao chegar no sexto batalhão fui visitar o Rancho. TI NEGUIM ao me ver, com alegria anunciou a turma:”chegou o Sargento Camisa”.

Quiz o destino, que o TI NEGUUIM ,expirasse em meus braços. Minha Guarniçao de RP com Sd Pedrão e Sd Gessy,prestou a ele socorro,logo depois de um infarto. Fato aconteceu no bairro são cristovão, em uma rua de dificil acesso; tivemos dificuldades em resgatá-lo,pois naquele dia chovia muito e a viatura não teve como ir até a porta de sua casa; Nós com auxilio de outras pessoas o carregamos por mais de 200 metros; Ele pesava em torno de 140 kgs.

Quando dentro da Viatura, sentido hospital regional, defronte ao Forum, na rua Marechal Floriano, Ele expirou da vida. Eu sentí o seu ultimo suspiro, quando ainda massageava o seu coração.

Registro esse fato ,por ser uma Historia de caserna, que aconteceu mesmo , e eu mais o nosso saudoso TI NEGUIM , fomos protagonista. Por Ele tive muita consideração e até aos dias de hoje experimento momentos de muitas saudades ao lembrar dele.

Neste espaço, lembranças de Cb Celestino, Cb Paulinho, Cb Onofre, SgtXavier e Ten Levy das chagas. Esses, foram os primeiros Policiais militares com quem trabalhei no inicio da minha carreira Militar.

05dez11 – JR ———————————————–Lei mais na Agenda 2008

Obs: Sub ten Assunção, seção de pessoal do 6.BPM , ficou de me mandar o nome completo de TI NEGUIM

Sobre ribeirojequeri

MILITAR APOSENTADO
Esta entrada foi publicada em 07)POEIRAS DO PASSADO-NOTAS E POSTS DIVERSOS COPIADOS DO BLOG UOL OU OUTRAS FONTES. com as etiquetas . ligação permanente.

Uma resposta a HISTÓRIA DE CASERNA – COPIADO DO ORKUT – ENVOLVIDOS= Cap Jair Landes, Sebastião Pio. Sgt Xavier , Ti Neguin e outros

Deixe uma Resposta

