AGENDA DO RIBEIRO/2012 – Poeiras do Passado – Lembranças de Jequeri e de Itanhomi – Ref. Caledoneo dos Reis Moreira e outros

22AGO2012   –   FREI INOCENCIO

SERRA DOS RIBEIROS / TERRAS DE JEQUERI

Eu nasci nas encostas serranas, bem na divisa dos municipios de Jequeri com Amparo da Serra;  Nasci,sobrevivi a uma serie de intemperies da época, cresci e trilhei por estradas antes desconhecidas.

Naquelas terras Serranas, muitos viveram e aventuraram por outras terras desconhecidas,obviamente na busca de solução de viver e progredir.

E eu, como outros, segui passos de alguem proximo de mim; obviamente que eu segui os passos dos meus pais.Eles,mais partes dos filhos , trilharam para Itanhomi.E naquele tempo as estradas eram trilhas mesmo.

E,Eles estando lá, na  distante Itanhomi, foi o ponto que busquei. Disse distante,vez que, naqueles dias vindo de Jequeri para Itanhomi, gastava-se na viagem em media 3 dias; saíamos da nossa casa na serra pela madrugada, tomávamos onibus para Ponte nova e, normalmente no dia seguinte,pela manha pegavamos o trem de ferro da Leopoldina para caratinga; com  isto já ia 2 dias; E para chegar a Itanhomi, pegávamos onibus da Viação Entre folha. Em media gastavamos 3 dias na viagem com muita luta. Curioso é que o povo de Jequeri, referia a região de Itanhomi como Mata. Exemplo: “A família de Mané Ribeiro foi pra Mata…”

A historia diz, que o percursor das vindas venturosas de Jequerienses para Itanhomi e região,naqueles tempos, foi o bravo CALEDONEO DOS REIS MOREIRA. Esse é um ilustre Jequeriense, que viveu no córrego Santo Antônio, prolongamento da Serra, próximo a cidade de Jequeri.

Em terras de Itanhomi, o Sr CALEDONEO estabeleceu na localidade de Jatay, na atividade rural e pecuaria. Sempre aguerrido, impôs respeito, e venceu todas as adversidades da época.

Caledoneo e dona Maria,deixou um legado de uma grande família,marcada pelo sucesso e honradez.

E, se meu pai MANOEL RIBEIRO e minha mãe SILVIA, desde aqueles tempos amigo da família do Calidoneo, VIERAM  para Itanhomi, o fizeram com apoio e ajuda do  dito e outros da família; bom registrar que,VENUTO ,irmão de minha mãe, era casado com Zizinha, filha de Caledoneo. E em Itanhomi, meu pai e família, sempre tiveram apoio dos Calidoneos; É tanto que as famílias se misturavam  e consideravam parentes. E, até aos dias de hoje existe laços fortes de união das nossas famílias.

Ressalto tambem, ter meu pai vivido grande numero de dificuldades, mas nos dias de hoje,a historia diz que ele venceu; Vivendo feliz, curte com amor a bela cidade de Itanhomi,podendo ser encontrado na  Av Bolivar de Freitas, onde esta ha mais de 50 anos.

E por falar de CALEDONEO, saibam quem possa interessar e principalmente os itanhomienses, ter sido Ele uma especie de protetor, para os conterraneos; Itanhomi naqueles tempos estava sendo desbravado e sempre tinha contenda. E, se amigos ou proximos de Calidoneo estivesse envolvido, Ele fazia questão de estar junto e defendendo.

Enquanto eu, depois de trilhar caminhos por varios lugares, estacionei em Frei Inocencio e, somente Deus sabe o que poderá acontecer. NÃO DIGO QUE É O FIM DA LINHA.

E, se falei de  mim, falei dos meus Pais, e do Sr Caledoneo, minhas lembranças foram ao fundo do baú, para resgatar saudosas lembranças do tios JOSE CARNEIRO LEÃO  e JULIA. Vieram tambem das terras de Jequeri e e se assentaram em Itanhomi, nas lides do comercio; Jose Leão,pelos seus atos responsaveis, adquiriu credibilidade na sociedade itanhomiense, e com honra foi um vencedor. Foi tambem, um colaborador, ajudando meu pai, quando se fazia necessário.

======                                                       ======                                     ======     

OBS: 1) Para registro na historia, saudades sentimos  do Velho Caledoneo, da dona Maria, do Vicente, do Tininho,do Jose Reis, da tia Nilza, da tia Zizinha, do tio Neco, do tio Venuto, do tio Pedro e outros. (observem-se, que me refiro a alguns deles como tios).

 Obs: 2)Dizer tambem das lembranças de Jose Leão filho(fizinho), de Afonso Leão e Lucia, de Alberone e Maria, e de Dinalva.

========  ======================================================   

AGOSTO 2012/ RIBEIRO

Sobre ribeirojequeri

MILITAR APOSENTADO
Esta entrada foi publicada em 07)POEIRAS DO PASSADO-NOTAS E POSTS DIVERSOS COPIADOS DO BLOG UOL OU OUTRAS FONTES. com as etiquetas , , . ligação permanente.

2 respostas a AGENDA DO RIBEIRO/2012 – Poeiras do Passado – Lembranças de Jequeri e de Itanhomi – Ref. Caledoneo dos Reis Moreira e outros

  1. Bom dia! Um pouco de história sempre é bom.
    Vou publicar o link do seu artigo no perfil oficial da Prefeitura de Itanhomi no Facebook.

Deixe uma Resposta

