BLOCO 1==TRAJETÓRIA DO RIBEIRO -INFORMATIVO IMPORTANTE DA SUA VIDA-ITANHOMI MEU PRIMEIRO DESTACAMENTO – 1973/DESTACAMENTO POLICIAL DE ITANHOMI – CMT SGT ADÃO DOS ANJOS – CB AUXILIAR – GERALDO PAULINO DOS SANTOS 1973 FUI DESTACADO PARA ITANHOMI /PERMANECI ATÉ 1982/SAI PARA FAZER O CFS/APM-BH EM 1982

NOTA IMPORTANTE= REF ITANHOMI, SERRA DE JEQUERI, MUITO ENFATIZADO DEVIDO A IMPORTANCIA QUE ESSES LUGARES TIVERAM NA MINHA VIDA.SERRA DE JEQUEIR ONDE NASCI…ITANHOMI ONDE ME TORNEI HOMEM. JEQUERI -ITANHOMI- GOVERNADOR VALADARES – BELO HORIZONTE -TARUMIRIM – ENGENHEIRO CALDAS – FREI INOCENCIO, SÃO OS LUGARES POR ONDE EU ANDEI,FAZENDO MEUS RASTROS.

VOU ME IDENTIFICAR
SOU O SUB TEN JOSE RIBEIRO DA SILVA. iniciei na carreira militar no final de 1968, tendo chefe da P/3 o entao cap JAIR JOÃO TEIXEIRA,hoje cel. tenho na lembranças alguns instrutores e monitores , e os sito,ten Edson miranda, ten Silas felizberto, Cap klinger Sobreira de Almeida, ten Euro magalhaes =monitores, sgt Antonio alves,hoje advogado, sgt Joaquim souza neto, sgt leo, sgt expedito, sgt Adao dos anjos, e outros. passei pelo antigo CEFAP em BH fazendo CFC, em 1978, fiz o CFS na APM em 1982 e na APM voltei para fazer o CAS. Prestei servicos na antiga S/2 ,bons tempos com sgt Vlamir Pereira, Sgt Carlos Marden da Silva,sgt Joaquim Fernandes andrade, cb fabio Vieira de Matos, sd Antônio pascoal Coelho, sd paulo afonso, cb Erlin ribeiro, sd Jose matozinhos barbosa, cb jair cassemiro, sgt vanderlan e outros. fui destacado quando soldado para Itanhomi e la permaneci por 10 anos.Quando em Itanhomi foi que fiz meus cursos. muitos incentivos do sgt Noel marcelino. como sargento prestei serviços em TARUMIRIM, ENGENHEIRO CALDAS ,ITANHOMI,GuRP, CRP, E ENCERREI MINHA CARREIRA NO CMDO DO DST DE FREI INOCENCIO.MEUS CMT DE BATALHÃO DENTRE OUTROS SITO=CEL FRANCISCO PEREIRA  XAVIER, CEL ANTONIO MARQUES, CEL WYLLER DA SILVA CAMPOS,CEL EURO MAGALHAES, CEL LUIZ CARLOS ALBINO, CEL JOSE BRAGA JUNIOR(APM)CEL PICNINE(CFAP) CEL JOSE EUSTAQUIo NATAL,E OUTROS. TEM UM QUE ESTOU LEMBRANDO O NOME MAIS NAO SITO,POR IGNORA-LO. MEU PRIMEIRO CMT FOI CEL FERNANDO MENDES.MEUS CMTS DST= ADAO DOS ANJOS,HOJE CAP DA RESERVA, SEBASTIAO CUSTODIO,E NOEL MARCELINO,HOJE NA RESERVA.DELEGADOS DE POLICIA COM QUEM TRABALHEI = CAP JAIR JOAO TEIXEIRA, CEL JUPTER VIEIRA, MAJOR SEBASTIÃO NOGUEIRA, CEL ALEIXO,DR PARAGUASSU AMARAL DOS PASSOS, DR SIDINEY PINHEIRO,DR JOSE GONÇALVES, DR AILTON GARCIA, DR ANTONIO GARCIA, DR GILMAR DE JESUS E OUTROS CIVIS COMO= SR JOSE FERREIRA(ZIZINHO DENTISTA), ANTONIO EDUARDO FIALHO, JOAQUIM BENTO,ETC…ISSO E UM BREVE HISTÓRICO DA MINHA VIDA. ribeirojequeri@hotmail.com

POEIRAS DO PASSADO = TRAJETÓRIA DO RIBEIRO VER NA AGENDA INICIAL DE 2009 -Ref. 1973 –ITANHOMI 

1973/DESTACAMENTO POLICIAL DE ITANHOMI –   CMT  SGT ADÃO DOS ANJOS   –  CB AUXILIAR – GERALDO PAULINO DOS SANTOS    DELEGADO ESPECIAL DE POLICIA CAP JAIR JOAO TEIXEIRA.

EM 1973 FUI DESTACADO PARA ITANHOMI /PERMANECI ATÉ 1982/SAI PARA FAZER O CFS/APM-BH EM 1982

QUANDO CHEGUEI EM  ITANHOMI, SALVO ESQUECIMENTO, ENCONTREI OS SEGUINTES POLICIAIS;

CB Geraldo Paulino dos Santos

SD João anastacio ramos +

sd  Antônio Figueredo

sd Marçal barreto dos santos +

Sd Ciro matildes siqueira  +

sd jose vieira

sd Antonio pimentel de oliveira +

sd valdir jose dutra +

obs: Esses com certeza estavam em itanhomi quando cheguei.

Depois outros vieram: Sito:

Cb Antonio Moreira sobrinho  +

Cb Geraldo Pimenta das trevas

sd assirio Martins dos Anjos  +

Sd Nestor  Lopes +

sd Oseias Antonio fernandes

sd Moacir Antonio de oliveira

sd joaquim Antonio de Sales +

sd alair anacleto chaves

Sd Daniel

+ = significa falecidos  – Infelizmente

obs: São os lembrados no momento. existiram outros com certeza. Em lembrando acrescentarei.

Relembrar desse periodo passado, me faz sentir saudade. Saudade das tardes na porta da cadeia, vendo as crianças brincarem de bola; quem eram as crianças? dentre muitas, lembro-me do EDUARDO FIGUEREDO, “Dú”- hoje funcionario do BB; do Vivaldo Figueredo,hoje major da PM, EDVALDO FIGUEREDO”Negão do tó”, funcionario do BB; Jose Ramos , advogado e vereador em Itanhomi, Paulo Ramos , func da justiça, Pedro Ramos , contador em Brasilia, etc….

Saudade dos bons colegas da epoca: Sd João Anastacio, sd Antônio figueredo, sd Ciro matildes, sd Alair anacleto, sd Antonio Pimentel; sd Jose vieira, sd Marçal Barreto dos santos, cb Geraldo paulino dos santos, Sgt Adão dos anjos, Sgt Noel marcelino, Sd Oseias antonio, sd Nestor lopes, sd Daniel, sd Moacir Antonio, sd Assirio martins dos anjos,  e outros.

Saudade até de alguns presos, como joão Morine, Célio flogoió,Ana Lucia e outros.

São rastros de uma vida / Eu tenho saudades.

NOTAS:

1) LEMBRANDO DE  SD NESTOR LOPES, quero  deixar registrado que ele veio a morrer muito jovem, acredito por volta do ano de 1983, na cidade de Itanhomi. Ele e seu colega Roberto Paulino policiava os eventos de um circo, e quando de uma ação contra FABINHO DO LADARIO, aconteceu um tiro e este atingiu Nestor ,que teve morte no local;O tiro que matou Nestor, restou apurado, ter sido disparado pelo colega de serviço Sd Roberto Paulino.Eu proprio ouvi de Fabinho, horas depois, quando Ele estava preso na Cadeia de Itanhomi,  que o tiro fora dado por Roberto Paulino.Teve versões controversas. Com controvérsias ou não, a culpa recaiu em Roberto, que desde essa época sumiu de circulação e pelo menos eu não sei por onde ele anda até aos dias de hoje. Ref esse caso, a família Paulino (Geraldo Paulino e dona Jocilia), ficou contrariada comigo, pois na ocorrencia, assinada pelo Sgt Noel Marcelino, mas investigada e escrita por mim, ficou caracterizado Roberto como autor. E foi baseado em informações minhas que Roberto fora preso naquela madrugada.

2) ANTONIO PIMENTEL, FOI ASSASSINADO NO TREVO DE SÃO JOÃO DO ORIENTE.UMA TRÁGICA HISTÓRIA.

Materia revista em  10ago12 – E estou lembrando de meus bons amigos ,com os quais trabalhei na Delegacia de Policia. Vejam: ANTONIO EDUARDO FIALHO, JOSE FERREIRA DE ALMEIDA(ZIZINHO DENTISTA), (Delegados Municipais); DR PARAGUASSU AMARAL DOS PASSOS,Delegado PC.         Onde eles estão

========================================================

POEIRAS DO PASSADO/ TRAJETORIA DO RIBEIRO

1949= Minha trajetoria – Meus rastros – caminhar da vida – os extremos Jequeri X Frei Inocencio.

TRAJETORIA DA VIDA = JEQUERI +ITANHOMI + GOV VALADARES + BELO HORIZONTE + TARUMIRIM + ENGENHEIRO CALDAS +FREI INOCENCIO – são os municipios/cidades rota  da minha caminhada, ao longo dos meus dias vivido.  JEQUERI BERÇO DO MEU NASCIMENTO.

Não vivo mais os meus verdes anos. Estou no amarelo, pois envelheci contando os dias.

JEQUERI DAS MINHAS LEMBRANÇAS E MUITAS SAUDADES, é o nucleo e merece as minhas referencias. Eu nasci la na serra.Serra de jequeri , com suas voçorocas,encostas ingremes, florestas de imbaubas e ingazeiros, montanhas a cercar e dividir. SERRA protegida por Santo Antonio e Santa cruzes. As cruzes são muitas, vejam: Cruz da virginia, cruz da fazenda da serra, Cruz do nico carlos,Cruz do emboque.

JEQUERI é o nucleo do vertice de uma trajetoria,,onde iniciei  o caminhar da vida.

JEQUERI és o nucleo. Começei a vida nesse bendito lugar. Em jequeri eu fui levado a pia batismal.

ITANHOMI e a continuidade .E a terra da minha adolescencia. Minha escola Humberto de campos, da diretora MARIA D’AVILA BRANDÃO (Maria do Sr modesto chagas), da professora IRENE MACHADO, NADIR ARAUJO e outras. Referencia tambem ao Colegio Machado de Assis,onde fiz o curso contábil. E a terra do meu primeiro emprego, na padaria do vicente caledoneo; meu outro emprego na farmacia Amarante de Jose Gregorio Amarante(Nego). Ate que ainda em verdes vida, trabalhei como policial militar. Fui Soldado/Cabo em Itanhomi entre os anos 1972 a 1983.ITANHOMI é vértice das minhas lembranças e muitas saudades.

GOV VALADARES- periodo importante..Foi em Gv que dei meus primeiros passos como policial militar.Muitas historias. Amigos e companheiros estão na lembranças. Felizmente cumpri meus deveres profissionais e alcancei uma aposentadoria saudável e satisfatoria. Sou muitíssimo grato a Gov Valadares por ter um dia me acolhido. Minha vida ainda depende de Gov Valadares.

TARUMIRIM – Fez e Faz parte da historia. Quando me formei Sargento fui Comandar o Destacamento de Tarumirim. Foram treis anos e meses de luta e conquista. Em Tarumirim deixei muitos amigos.

BELO HORIZONTE -Onde aprendi muito.- Foi em BH que estive por 18 meses fazendo cursos – CFAP em 1978 fazendo o CFC,  E APM em 1982 fazendo o CFS.

ENGENHEIRO CALDAS – Tenho motivos para lembranças.. onde trabalhei e deixei amigos.

FREI INOCENCIO -Estacionamento depois de caminhar muito. Em 1997 quando no Comando Dst pm transferi-me para a reserva, na graduação de Sub Tenente. Fixei residencia em  Frei inocencio e vivo feliz.

Saibam que a caminhada de JEQUERI até Frei Inocencio foi longa e com obstaculos.

PODE SER QUE EM FREI INOCENCIO VIVA EU O PONTO FINAL da TRAJETORIA. DEPOIS DE TUDO TENHO DESEJOS DE VOLTAR AO NUCLEO.

obs; visitei e copiei a pag p/Word.press.com em 28jan12/ Ribeiro

================================================

 1997 – POEIRAS DO PASSADO.DIZER QUE FREI INOCENCIO FOI O MEU ULTIMO COMANDO .

JOSE RIBEIRO DA SILVA   – TRANSCRIÇÃO DE DOCUMENTO –            BGPM NR      017  DE  03 DE MARÇO    DE 1998

PROMOVE A GRADUAÇÃO DE SUB TEN PM O NR 045347-2        1 SGT PM JOSE RIBEIRO DA SILVA- 6 BPM A PARTIR DE 30NOV97

TRANSFERIDO PARA O QPR  A PARTIR DE 01 DEZ 97

=========================================================

FOTOS ILUSTRATIVAS DA VIDA DE JOSE RIBEIRO DA SILVA EM PERÍODOS DIFERENTES.

Fot 1: Ribeiro sendo cumprimentado por Dr Afranio Paula Bonfim, advogado e Prefeito de Tarumirim em 1983.Nesta época eu era o Cmt do Dst Pm da comarca de Tarumirim.

Fot 2: Ribeiro se exercitando na Pça de esporte do 6 btl em gov Valadares, +- em 2013.

RIBEIRO E DR AFRANIO P BONFIM15MAIO15-RIBEIRO NA ACD DO 6 BTL GOV VALADARES

SEGUEM-SE RIBEIRO COM O UNIFORME DO INDEPENDENTE DE ITANHOMI + FOTO DE RIBEIRO FARDADO EM 1983.

2014 EM FREI INOCENCIO RIBEIRO COM A CAMISA DO INDEPENDENTE DE ITANHOMI

RIBEIRO EM 1983

JOSE RIBEIRO DA SILVA - 1982

FOTO ABAIXO – RIBEIRO NA CRUZ DO TERREIRO DA CASA DOS RIBEIROS EM SERRA DE JEQUERI. PROVAVELMENTE EM JANEIRO DE 2016.

RIBEIRO DESCANSANDO AOS PÉS DA CRUZ. CRUZ LOCLAIIZADA NO TERREIRO DA CASA DA FAMÍLIA RIBEIRO. ONDE VIVEU VIRGINIA GOMES.

RIBEIRO DESCANSANDO AOS PÉS DA CRUZ.
CRUZ LOCLAIIZADA NO TERREIRO DA CASA DA FAMÍLIA RIBEIRO. ONDE VIVEU VIRGINIA GOMES.

RIBEIRO ASSENTADO NA PÇA DE JEQUERI-JANEIRO 2016

DSCI2580-15JAN15 - RIBEIRO EM JEQUERI

FOTO ABAIXO DE 2016 JANEIRO – RIBEIRO NO ALTOP DA SERRA MUN DE JEQUERI

RIBEIRO - JANEIRO 2015

RIBEIRO NA UNIÃO DOS MILITARES GOV VALADARES COM WILDES GUILHERME,SILVA CACHORRÃO.

RIBEIRO COM ALTERMISTER E CEL KINHA ALEIXO.

RIBEIRO COM ADILSON MIRANDA E ELSON CORDEIRO.

RIBEIRO COM CELIO MARTINS

DSCI280611749360_1007138672637193_2090007685_n

DST PM DE ENGENHEIRO CALDAS.

A PARTIR DA ESQUERDA: CIRILO, RIBEIRO, CB ROCHA, SD JOSE ANTONIO BARROS, SD MURILO, SD FERREIRA, SD ROMANO, SD RUBENS NAZÁRIO COM MEU CACHORRO HELP.

A PARTIR DA ESQUERDA: CIRILO, RIBEIRO, CB ROCHA, SD JOSE ANTONIO BARROS, SD MURILO, SD FERREIRA, SD ROMANO, SD RUBENS NAZÁRIO COM MEU CACHORRO HELP.

 

RIBEIRO NOS USA EM 2015

DSCI2781

 

 

 

 

 

 

RIBEIRO E RODRIGO EM PESCADOR EM 2015

RODRIGO E RIBEIRO/ FEVEREIRO 2015

=================================================

10 FOTOS ANTIGAS QUE EU SELECIONEI HJ.05MAR17.

FOTO TIRADA EM ITANHOMI -CMDO NOEL MARCELINO.PROVAVELMENTE NO FIM DA DECADA DE 1970.

RIBEIRO COM TIME DO DST DE ITANHOMI - DECADA DE 1970

FOTO COM ALUNOS CFO JAIR LANES, MXSUEL E CELIO TOMAZ + RENAM REIS CFS - EM RIBEIRO DAS NEVES - SETEMBRO DE 1982.

FOTO COM ALUNOS CFO JAIR LANES, MXSUEL E CELIO TOMAZ + RENAM REIS CFS – EM RIBEIRO DAS NEVES – SETEMBRO DE 1982.

EM PÉ A PARTIR DA ESQUERDA= TÉIA FLORENTINO-LUIZ ANTONIO- RAIMUNDO AMADO- NESTOR LOPES - JOANINHA-PAULO LOPES-LUIZ MARCELINO E ESPOSA -MINININHO - MAURO RODRIGUES. AGACHADOS A PARTIR DA DIREITA = PRIMO - MESSIAS NOGUEIRA - RIBEIRO - PACUIA - TODINHO RIBEIRO- ROSCÃO - ZE CARLOS - SIDENIR.

EM PÉ A PARTIR DA ESQUERDA= TÉIA FLORENTINO-LUIZ ANTONIO- RAIMUNDO AMADO- NESTOR LOPES – JOANINHA-PAULO LOPES-LUIZ MARCELINO E ESPOSA -MINININHO – MAURO RODRIGUES.
AGACHADOS A PARTIR DA DIREITA = PRIMO – MESSIAS NOGUEIRA – RIBEIRO – PACUIA – TODINHO RIBEIRO- ROSCÃO – ZE CARLOS – SIDENIR.

RIBEIRO E SEUS ATLETAS – DECADA DE 1970 EM ITANHOMI.

RIBEIRO E TIME INFANTIL DE ITANHOMI - DÉCADA DE 1970.

SANTA CRUZ DE FREI INOCENCIO COM ---------ZIMBA, ALAOR, ZE MARIA, TIÃO HEITOR, ZIZI + JEANDECI, ZE RATINHO, --------CARLINHOS E RIBEIRO

SANTA CRUZ DE FREI INOCENCIO COM ———ZIMBA, ALAOR, ZE MARIA, TIÃO HEITOR, ZIZI + JEANDECI, ZE RATINHO, ——–CARLINHOS E RIBEIRO

FOTO DE 1969

FOTO DE 1969

RIBEIRO E VERA MALAQUIAS – FIM DA DECADA DE 1960.

RIBEIRO E VERA MALAQUIAS

25DEZ1981- RECEBENDO CUMPRIMENTOS DO PADRE KLEOFFAS BAKER ,DA PROFESSORA SHIRLEY MALZONI E LAURO PIRES, POR OCASIÃO DA ENTREGA DE DIPLOMA TECNICO CONTABIL- COLEGIO MACHADO DE ASSIS /ITANHOMI — com José Claudio Ribeiro da Silva em CAMARA MUNICIPAL DE ITANHOMI/MG.

25DEZ1981- RECEBENDO CUMPRIMENTOS DO PADRE KLEOFFAS BAKER ,DA PROFESSORA SHIRLEY MALZONI E LAURO PIRES, POR OCASIÃO DA ENTREGA DE DIPLOMA TECNICO CONTABIL- COLEGIO MACHADO DE ASSIS /ITANHOMI — com José Claudio Ribeiro da Silva em CAMARA MUNICIPAL DE ITANHOMI/MG.

UNIÃO DOS REFORMADOS – FUTSAL NA DECADA INICIO DE 1990

RIBEIRO NAS ATV DA UMMG -DESTAQUE P/ SGT ANDRADE.

SGT RIBEIRO EM 1982

JOSE RIBEIRO DA SILVA - 1982

 

13 OUTUBRO 2017

ESTOU EDITANDO A PRESENTE PAGINA PARA REGISTRRAR QUE NESTA DATA O MEU PRIMEIRO SUB CMT DE BTL(6BPM) FRANCISCO PEREIRA XAVIER FOI A OBITO E SERÁ SEPULTADO EM GOV VALADARES. NA ÉPOCA EM QUE ENTREI PARA A PMMG, NO INICIO DE 1969, ELE ERA O MAJOR SUB CMT E TEN CEL FERNANDO MENDES O COMANDANTE.

DO CMT XAVIER, TENHO REGISTRADO OS ATO DA MINHA IDA PARA O DST PM DE  ITANHOMI EM 1973 E UMA ADVERTENCIA, DEVIDO AO MEU ENVOLVIMENTO COM A PRESA ANA LUCIA.

RIBEIROJEQUERI

=================================================

 

 

Sobre RIBEIROJEQUERI

MILITAR APOSENTADO
Esta entrada foi publicada em BLOCOS = AUTOBIOGRÁFICOS DE JOSE RIBEIRO DA SILVA com as etiquetas , , , . ligação permanente.

4 respostas a BLOCO 1==TRAJETÓRIA DO RIBEIRO -INFORMATIVO IMPORTANTE DA SUA VIDA-ITANHOMI MEU PRIMEIRO DESTACAMENTO – 1973/DESTACAMENTO POLICIAL DE ITANHOMI – CMT SGT ADÃO DOS ANJOS – CB AUXILIAR – GERALDO PAULINO DOS SANTOS 1973 FUI DESTACADO PARA ITANHOMI /PERMANECI ATÉ 1982/SAI PARA FAZER O CFS/APM-BH EM 1982

  1. wellinson goulart diz:

    é uma historia bonita e comovente ,conheci uma pessoa citada na sua historia ,Messias Soares Bessa,sogro do meu irmao mais velho ,lembro dele quando ele trabalhava no 6°,depois 3 sgt reformado, ele faleceu,ja há algum tempo´mais foi uma pessoa muito boa .um verdadeiro heroi, assim como o senhor obrigado ,por escrever estes fatos dos herois ,que ergueram o 6°bp,meu pai tambem,sd BElarmino Goulart ,meu tio cb Almerindo ferreira ,trabalharam em FREI inocencio em 1974 + – ,meu tio reformou mais cedo por problema de saude ,meu pai trabalhou em varios destacamentos reformou como 3°sgt,a historia do senhor me lembra a deles,eu agradeço de coraçao por ler estas historias de fé e coragem ,de vida de amor ao proximo ,so DEUS pode retribuir o trabalho de vocês pela paz ´.obrigado!

  2. Euro Magalhães diz:

    Ribeiro, boa noite.
    Tenha absoluta certeza de que é muito grato ser lembrado por companheiros de jornadas passadas. Fico orgulhoso do nosso 6º BPM (em que servi de setembro de 65 a janeiro de 78) onde fiz amigos para toda a minha vida. Parabéns pelo seu trabalho e mantenha acesa esta chama do “RibeiroJequeri”. Vale a pena.
    Muita paz.
    Euro Magalhães, cel Ref

Deixe uma Resposta

