ESPAÇO RESERVADO AOS MEUS CACHORROS- DOS MEUS AMIGOS MUITAS SAUDADES.

Como podeis ver, estou vivendo um período de lembranças dos meus Cachorros.

HELP,RAPAZ, NORRINHO, PRETINHO ,PISTULINHA

Hoje estou a lembrar do CACHORRO HELP, um belo exemplar da raça Fila, que conviveu comigo em anos da decada de 1980,perído em que comandei o Destacamento da Comarca de Tarumirim.

HELP – Como dele tenho saudade; andou comigo nos destacamentos de Tarumirim, Engenheiro Caldas e Itanhomi; Quando saí de Itanhomi deixei o mesmo aos cuidados de Maria Morine,filha Demerval, pessoa minha amiga e gostava muito do help; Em Itanhomi veio Ele a morrer,pelo que me disseram vitima de um atropelamento. Até aos dias de hoje, ao lembrar dele, sinto muita saudade; Eu fico achando que o abandonei;E amigo a gente não abandona. Esse Cachorro me foi dado de presente por Totonhe Mentel, provavelmente em 1984 e morreu possivelmente em 1999,quando estava nos cuidados de Maria Morine, Itanhomi.
E, por ironia do destino essas pessoas que aparecem no caso, infelizmente estão mortas.
Totonhe Mentel, meu amigo daquela época em Tarumirim,foi assassinado, por volta de l985.
Maria Morine, pessoa bonissima e uma grande amiga, foi vítima de uma terrivel doença.
Por tudo, trago dentro de mim, saudades.

18jan12/ Ribeiro

ESTA FOTO FOI TIRADA PROVAVELMENTE EM 1987 NA CIDADE DE ENGENHEIRO CALDAS.VEJA CIRILO, RIBEIRO, ROCHA,BARROS, MURILO, ?, ROMANO R RUBENS NAZARIO COM O MEU CACHORRO HELP.

ESTA FOTO FOI TIRADA PROVAVELMENTE EM 1987 NA CIDADE DE ENGENHEIRO CALDAS.VEJA CIRILO, RIBEIRO, ROCHA,BARROS, MURILO, ?, ROMANO R RUBENS NAZARIO COM O MEU CACHORRO HELP.

02/05/2008

AGENDA 2000/ Espaço do Ribeiro

MEU CACHORRO PRETINHO

Escrevo sobre esse cachorro por ter sido ele um animal importante,participativo na minha vida.

Nos idos 1996/1997,era eu sargento comandante do dst pm de frei inocencio, e na sede da fracao em um pequeno alojamento,vivi varios anos da minha vida. eu era feliz.

Esse cachorro PRETINHO , vivia na area, fundo do quintal da fracao, mais devido seu tamanho pequeno,adentrava todas as celas do predio,e, fazia companhia aos eventuais presos.

Ele fazia inumeras travessuras.como nao deixar os presos em paz, ao arrastar para fora os calcados ou roupas dos presos. era comum os presos perguntarem , cade meus chinelos, ou meus sapatos? era fujao por excelencia. gostava de passear pelas ruas. quando das minhas caminhadas,pelas estrada e trihos dos arredores dacidade, com ele sempre presente, ELE gostava de provocar os animais, por isso ele passou por varias situacoes de apertos. uma vez um burro de NENITO quase o matou. outra feita ele provocou um cachorro que estava amarrado no sr PEDRO proximo a prainha do ze gamba,e esse cachorro o pegou feio, deixando ele ferido. era assim o pretinho.

certa vez sumiu o PRETINHO. Sd gilson passou a procura-lo para mim. eis que PRETINHO foi encontrado amarrado junto a uma carrocinha de andarilhos, na estrada br l16,proximo ao posto turmalina. os andarilhos o pegaram. fui informado que ele estava feliz junto dos novos companheiros. mais ao retornar foi uma festa.

um dia,proximo ao natal de 1997, fizemos a ultima caminhada juntos; naquele dia ele estava desanimado e muito doente; mesmo com muitos cuidados,uso de remedio, ministrado por MANE TATU, ele veio a morrer no dia 25 dez 1997. nesse natal eu estava triste e por esse motivo fiquei mais triste ainda.

tantos anos ja se passaram,mais ao recordar eu sinto saudade. com certeza vou sempre lembrar do meu cachorro PRETINHO,pois foi ele meu fiel companheiro de tantas noites e muitas caminhadas.

Pretinho foi sepultado nos arredores da cidade de frei inocencio,fazenda dr paulo, onde hoje é o bairro das naçoes.

Eu sou saudosista.

veja mais…agenda 3 de 2000 e agenda de lembretes na pag 32 mar 22

Agenda 2000= poeiras do passado – lembrando dias da vida

MEU CACHORRO PRETINHO – 25 DEZ 97 -MORRE MEU CACHORRO PRETINHO……………Estou recordando dias da vida; lembranças saudosas do meu cachorrinho pretinho. 24.12.97 qua – 20 hs, escrevi: PRETINHO – estou com muita saudade daquelas caminhadas pelos arredores da cidade de frei inocencio & como voce era provocador dos outros cachorros; lembra daquele dia que o cachorro do nenito quase te matou? e daquele outro dia que o burrinho preto cotrreu atraz de voce por mais de 200 metros? E pretinho voce era mesmo terrivel.ate juntar com os andarilhos voce fez.lembra que naquele dia eu fiquei te procurando toda manha, ate que o soldado gilson inacio te encontrou atado na carroça dos andarilhos & as lembranças que tenho de voce sao muitas. lembra das madrugadas que eu e voce passamos juntos. voce sentia frio e eu ficava te cobrindo com jornais para voce se aquecer; voce pretinho era sempre motivos de minhas preocupaçoes,pois voce era fujao; voce era vadio. como era bom eu te encontrar,sempre pelas ruas e sempre atraz de uma cadela; voce tambem era safadinho. eu as vezes tinha raiva de vc,mais esta acabava quando eu o encontrava e, com carinho o conduzia para o aconchego do local onde voce ficava.por tudo isso,principalmente pela amizade,eu gostava muito de voce. voce foi parte das coisas da minha vida. la nas lides dom quartel de frei inocencio, acredito que voce era o meu maior amigo. lembra que quando eu sai do quartel,voce ficou a perambular pelas ruas, mas mesmo assim, mesmo diante dos meus problemas, eu preocupava sempre com voce. poxa amigao, voce ficava comigo no carro e ate no apartamento; por sua causa e tambem por thalles arranjei uma casinha, e la voce foi finalmente morar. sempre ia la ver voce. thales e gracinha ajudava-me a te olhar.

mais voce pretinho nao era mais o mesmo. estava sempre triste.parece que voce estava triste com as injustiças que eu tinha sofrido.

lembra pretinho amigo. na caminhada da ultima quinta feira, achei voce desanimado. naquele dia chovia muito e eu achei que era o tempo frio e chuvo, que fazia voce desanimado. a cachorra sereia esta alegre,enquanto voce muito triste.

E, mais naquela quin ta feira, eu e pretinho fizemos juntos a ultima caminhada. pretinho tornou enfermo e nao tive como recupera-lo,apesar de remedios e carinhos. eu, com toda sinceridade do mundo, sinto dele muita saudade.

PRETINHO, veio a morrer em 25.12.97,por volta das 20 hs; ele esta aos cuidados de mane tatu,pois eu viajaria para jequeri. por esta razao estava pagando mane tatu para dele cuidas. ele morreu dentro de uma caixa de papelao. morreu cercado de cuidados. pretinho foi sepultado na beira da lagoa do loteamento da rua 11, hoje bairro das naçoees.

PORQUE TANTA COMOÇAO POR UM SIMPLES CACHORRO? hoje 27.10.2000 – treis anos depois da morte de pretinho, ao ler e transcrever esta nota, sinto aperto no peito. esse cachorrinho foi meu amigo sincero e convivemos na era em que eu era cmt do dst pm de frei inocencio. com certeza ele nao sera esquecido.

hoje, tantos anos depois, sinceramente ainda estou triste e com saudade.

15JAN12/DOMINGO- Estou eu aqui, lembrando do meu bom amigo Cachorro Pretinho. Para constar publico em meu Blog.

=============================================================

20 NOV 2000 = RAPAZ E NORRINHO————————-HISTORINHA DE CACHORROS

Rapaz e Norrinho. são dois exem´plares cachorros da raça vira-lata; Eles não tem costumes de adentrarem na casa, salvo se sentirem saudade de mim; são vigias incontestes desta casa,postando-os ostensivamentes no portão, defendendo os seus espaços e os meus tambem; Durmo tranquilo,pois confio neles.

Nas caminhadas que normalmente faço, são eles os meus escudeiros amigos; as vezes surgem bichos do mato, mais eles não combatem, pois não foram preparados para caçarem; eles portam do meu lado e ficam apenas espiandos.

Norrinho, desde aquela doença terrivel, está a rastejar com as patas trazeiras, mais mesmo assim vai nas caminhadas e sempre muito animado.

Rapaz, é meu bom amigo e gosta muito de Rodrigo; Ele parece não gostar muito de Sandra, por ela o repreender sempre.

Rapaz e Norrinho são meus bons amigos/ Eles certamente não me trairão.

=====================================================

obs:09.04.2005- Norrinho faleceu e esta sepultado no bairro pantanal, proximo a casa de Nenito.

===========================================

MEU CACHORRO RAPAZ

CERTAMENTE DESDE 1997, QUE O RAPAZ ESTA COMIGO. Ele ao longo desses anos todos foi meu companheiro, fiel escudeiro, nas caminhadas e nas minhas saidas pela cidade;

1997 é o marco regulatorio das nossas vidas, mais Ele antes junto com outros, inclusive a mãe Sereia, ja caminhava comigo pelos arredores de frei inocencio.

Não tenho duvida que estou preste a perdê-lo; Ele, antes um cachorro gordo e sadio, perdeu peso, acho por causa de uma infecção bucal; A infecção foi curada, mais ele não reagiu; Não esta comendo por vontade propria; venho alimentando o mesmo através de serringa, mais ele não reage.

06jan2011 – RAPAZ – meu cachoro, meu amigo esta agonizando, isto e, morrendo aos poucos; faço algumas coisas, porem não tenho esperança que ele recupere.

07jan2011- fui no consultorio Dr João Efrain, para tratar a respeito dele; pretendo leva-lo a clinica para definir; admito até, apesar de sentir muito, autorizar eutanasia, pela clinica, para não ve-lo sofrer mais. Trouxe soro para aplicar nele e farei isto amanha.

08jan2011- NIEL veio aplicar o soro, mais não conseguiu achar veia; Ele estava morrendo infelizmente.Procurei zelar do mesmo colocando-o dentro da casa dele, esperando que alí ele morresse com um certo conforto; eu estava triste, tinha certeza que ele morreria, por isto sai , indo para a mercearia do cearense, onde tomei umas cervejas.

Foi muito triste quando meu filho Rodrigo, foi me avisar que RAPAZ tinha morrido.

Escrevo esta nota ainda no calor da emoção pela perda. ESTOU MUITO TRISTE E ENGASGADO.

Conto mais depois de sepulta-lo.

08JAN11- 19HS – EU E NEGUITO SEPULTAMOS RAPAZ

Rapaz esta sepultado no alto da colina, proximo ao Cruzeiro, bairro planalto / Frei Inocencio – Confesso aos meus,que coloca-lo na cova, aberta no meio do mamonal, senti fortes emoçoes e muita tristeza; Naquela cova,sepultei o meu grande amigo, companheiro de uma longa caminhada; caminhamos juntos nas caminhadas pelos trilhos da fazenda abilinho, pelos bares de amigos para tomar cervejas, e tambem a presença constante no nosso lidar dentro da area da casa; onde quer que eu estivesse Ele estava sempre ao meu lado.

Hoje estou conformado e nada posso fazer, a não ser sentir saudades; Rapaz foi na epoca certa, afinal estava idoso.

Ref RAPAZ estimo que ele tenha nascido no ano de 1995/l996, e era filho da cadela Sereia, da dona judith; minha afinidade com Ele começou quando ele e a cadela sereia eram cuidados por thalles; com a saida de thalles de Frei inocencio, provavelmente em 1997,assumi a posse de Rapaz e comigo ele permaneceu até 08jan2011,data em que ele morreu.

===============================
15jan12 – Para constar publico. ribeirojequeri
===============================

009 – POEIRAS DO PASSADO – Lembranças dos meus cachorros. minhas lembranças , minhas saudades…

COMPANHEIRO – Esse foi o meu primeiro cachorro; bom companheiro nas estradas de chão , nas serras e matagais, da minha saudosa serra dos ribeiros; Esse cachorro farejava tudo, inclusive as jararacas , muito comum naquela terra; E incrivel sentir saudade de um pobre cachorro,que morto esta e faz muito tempo; convivi com tal aninal na decada de 1950 e ele ainda povoa meus pensamentos.

HELP – Como dele tenho saudade; andou comigo nos destacamentos de Tarumirim, Engenheiro Caldas e Itanhomi; Quando saí de Itanhomi deixei o mesmo aos cuidados de Maria Morine,filha demerval, pessoa minha amiga e gostava muito do help; Em Itanhomi veio Ele a morrer,pelo que me disseram vitima de um atropelamento. Até aos dias de hoje, ao lembrar dele, sinto muita saudade; Eu fico achando que o abandonei;E amigo a gente não abandona. Esse Cachorro me foi  dado de presente por Totonhe Mentel, provavelmente em 1984 e morreu possivelmente em 1999,quando estava em poder de Maria Morine, Itanhomi.

TOTONHE MENTEL – POR FALAR DELE, REGISTRO QUE ELE FOI ASSASSINADO POR SEU IRMÃO ALMIR, PROVAVELMENTE EM 1985, EPOCA EM QUE EU ERA O CMT DO DST PM DE TARUMIRIM; O FATO ACONTECEU NA FAZENDA DELES PROXIMO A VAI VOLTA; EU ATENDI A OCORRENCIA INDO AO LOCAL; O ENCONTREI MORTO NO MEIO DO MILHARAL; ALMIR FUGIU DO FLAGRANTE E APRESNETOU POSTERIORMENTE.

 

PRETINHO – Esse com historia mais recente, conviveu comigo em Frei Inocencio; Referente ao mesmo ja existe uma historia contada e provavelmente esta em alguma pagina do meu blog. Acesse pretinho e verás. Ele morreu em 25.12.97 – Foi sepultado na area, onde hoje e bairro das naçoes.

NORRINHO- Fez parte da minha vida, a ´partir do dia em que transferi residencia para o bairro pantanal /Frei inoc. Era meu amigo das caminhadas; morreu e foi sepultado nas imediaçoes da minha casa , extamente no local onde e a atual casa de nenito.Ele morreu em 09.04.2005

RAPAZ – Este sobrevive com o tempo. Acedito que deva estar com mais ou menos 15 anos de idade; É meu amigo das caminhadas; me ocupo muito com ele,dando ração, agua e remedios; Por causa de sua idade ele carece de cuidados constantes.Rapaz e filho da cadela Baleia, que pertenceu a dona Judith; Rapaz era de Thalles, que o deixou sob meus cuidados.

08JANEIRO2011-Referente RAPAZ, meu cachorro  meu amigo, hoje por volta das 13 hs,ELE faleceu. Ainda no calor da emoção pela perda, quero deixar registrado na minha agenda, o tanto quanto este cão foi importante pra mim; Desde 1996, que Ele esteve comigo no dia; era nas caminhadas, nas minhas idas aos barzinhos tomar cerveja, no meu lidar diario da minha casa. Eu estou muito triste.

================================================

PISTULINHA – E um cachorrinho picnhe – Thalles quem me deu – estava pestiado – apliquei remedios e fiz lavagem nele e ele melhorou bem. Esta comigo desde feveereiro de 2010.

2013-08JUNHO13/SABADO =MORRE  PISTULINHA (MORREU  DIANTE DOS MUITOS SOFRIMENTOS QUE ELE ESTAVA POR CAUSA DE UM  CANCER; A DOENÇA ERA IRREVERSIVEL)—————–CONFORME CONSTA ACIMA EM FEVEREIRO DE 2010 DOADO POR THALLES, TROUXE O MESMO DE GOV VALADARES / CONVIVEU COMIGO  ESSES ANOS TODOS,COMO MEU COMPANHEIRO NAS CAMINHADAS,NAS MINHAS IDAS NA ACADEMIA, QUANDO NOS BARZINHOS TOMANDO CERVEJAS, ETC… HOJE ELE FOI… SEPULTEI O MESMO EM UM LOTE VAGO PROXIMO A CASA DE NENITO – BAIRRO PANTANAL/ VIVI MOMENTOS DE MUITAS TRISTEZAS, MAS POR OUTRO LADO ESTOU ALIVIADO, DEVIDO AOS SOFRIMENTOS QUE ELE ESTAVA TENDO NOS ULTIMOS DIAS.

Obs: Desses animais, obviamente os que ja morreram, sinto saudades até aos dias de hoje.

=============================================

Todos  faz parte das minhas saudades.————–NESTA DATA , 08JUNHO13/SABADO – REGISTRO A MORTE DO MEU CACHORRO PISTULINHA.

=====================================================

AGORA, RESTAM-ME OS DOIS RAPAZ e TOTÓ- SÃO CACHORROS NOVOS————-RAPAZ, UM CACHORRO PRETO, HERDOU ESSE NOME EM HOMENAGEM AO OUTRO RAPAZ.

=====================================================

Sobre RIBEIROJEQUERI

MILITAR APOSENTADO
Esta entrada foi publicada em BLOCOS =POEIRAS DO PASSADO-NOTAS E POSTS DIVERSOS COPIADOS DO BLOG UOL OU OUTRAS FONTES. com as etiquetas . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

