JOSE DE LANA(ZE DO FOLE)CRIME E IMPUNIDADE EM TARUMIRIM

Por volta dos anos 1983,1984,1985, comandava Eu o Destacamento Policial da Comarca de Tarumirim; Tenho muitas historias pra contar,mais as vezes acho que não convem, e as vezes a mente não capta mais os detalhes dos fatos.
Eu em Tarumirim, vivi intensamente a vida esportiva na agremiação America, muito bem dirigido pelo meu amigo Zé do Nico, como tambem participei da vida social, etc,etc.
Mais o fato que hoje vou contar, foi um crime acontecido, proximo a Mercearia do Bilico, ao entardecer de um dia chuvoso.
JOSE DE LANA, conhecido como Zé do Fole, foi a vítima de um maldito Pistoleiro.
Zé do Fole, acabara de chegar na mercearia, e surpreendentemente foi alvejado varias vezes, e teve morte no local.
Empreendemos perseguição imediata; na estrada de acesso a Taruaçu, em um boqueirão da estrada, deparamos com o individuo e houve troca de tiros, mais este APROVEITANDO DA ESCURIDÃO E CHUVA salvou-se, embrenhando-se no matagal,desaparecendo na noite; Fizemos intensa perseguição pelo mato, mais não logramos êxito; lembro-me que ao clarear do dia, encontramos a bota do cara,as margens de um córrego.
Como o titulo diz, esse crime ficou impune. Na verdade não houve indiciamento,mesmo porque não foi o autor identificado.
Quem foi Jose de Lana? Era um ex-policial. Em Tarumirim era tido como perigoso e de fato o era.Era uma pessoa com alguns inimigos em Tarumirim.Ero o típico cara que não levava desaforo para casa.Se não tivesse uma arma brigava no dente.
Quem encomendou a morte dele? Infelizmente não conseguimos provas; os inimigos de Ze do fole eram muitos e, dentre eles alguns influentes na cidade de Tarumirim.
E quem o matou, o fez por empreitada. Esse pistoleiro esteve hospedado no hotel da cidade por alguns dias; ao fugir deixou alguns objetos,inclusive uma peruca.
Lembro-me muito bem desse dia.O crime aconteceu ao anoitecer de um dia chuvoso e frio.
Eu que conheci Zé do Fole, e tinha por ele consideração, confesso ter sentido a morte dele,inda mais da forma que aconteceu.
Faz tempo e eu estou a lembrar.
25out11/JR

Sobre ribeirojequeri

MILITAR APOSENTADO
Esta entrada foi publicada em 06)POEIRAS DO PASSADO-NOTAS E POSTS DIVERSOS COPIADOS DO BLOG UOL OU OUTRAS FONTES.. ligação permanente.

3 respostas a JOSE DE LANA(ZE DO FOLE)CRIME E IMPUNIDADE EM TARUMIRIM

  1. Trs diz:

    Sou de Tarumirim e nao sabia dessa historia.
    muito bom saber de coisas do passado daki
    um abraço

  2. Prezado TRS
    É uma historia real, que se contada total, seria bem maior;Não é oportuno ficar entrando em detalhes. Vc entende.
    Não tenho intenção tbm de denegrir a imagem de Tarumirim,mesmo porque, este que escreveu e comenta tem distinta consideração por esse pedaço de terra e o seu povo.Honra-me muito ter bons amigos em Tarumirim.
    E pelo que vc comentou,sugere tbm ser um filho que preza a terra em que nasceste.
    saiba tbm que Adão de Lana, aí residente é irmão do Zé do Fole. converse com Ele a respeito.
    abraços.

  3. Edmar Oliveira diz:

    eu tinha 15 anos na epoca e studava no colegio sao sebastiao quando esse crime aconteceu no dia seguinte ficamos sabendo do crime pela manha ue pena pois tenho boas lembrancas de jose de lana que nao gostava de maneira nenhuma do apelido que o dava por coisidencia ou nao fui amigo do pai hoje padrinho do filho saudades ue deus o tenha.

Deixe uma Resposta

