JOÃO MARTINS BASTOS – Um dos maiores pecuaristas do Vale do Rio Doce.

leia blog ribeirojequeri. 08/10/2009 18:53 – publicado por ribeirojequeri
ESPAÇO DE QUEM CUMPRIU A MISSÃO
JOAO MARTINS BASTOS – Esse foi o cara…

referenciado no blog ribeirojequeri, como um homem rico e poderoso, pela força do trabalho nos pesados serviços de agropecuarista.
sugiro que  a historia desse homem fosse contada em um livro, pois Ele foi exemplo de luta.

Se escrevo sobre JM em meu blog, algum motivo tenho.  Eu tive a honra de  ter recebido a atençao dele por varias vezes.  Ovisitei em sua casa, bem como o recebi na  minha.  E dos filhos dele, sito VANTUIL como aquele a quem  tive e tenho uma relação mais aproximada.

Escrevo para minhas lembranças. Ao lembrar de joão martins, resolvi homenagea-lo em minha pagina. Efetivamente JM foi um exemplo de vida e fortuna.

Viveu joão martins, por Abre-campo e Sericita, governador valadares e toda região do vale do rio doce. Fazendeiro de muitas fazendas no estado de minas gerais ,com extensão aos estados de Para, rondonia etc..

Patriarca de uma grande família. Filhos que eu conheci são:Paulinho, carlito, varonil, zequinnha, vanderley,joaozinho,etc… Sito em separado WANTUIL, esse meu bom amigo, ora residente em gv e, que seguindo caminho do pai tornou-se grande fazendeiro.

Em gov valadares se escreve sobre a vida de muitos. Imagino que JM daria um bom livro.sugiro aos escritores de biografia que faça isso. No minimo registraria a historia de um homem batalhador, que fez fortuna trabalhando nos pesados afazeres de uma fazenda.

Eu particularmente tenho de JM informaçoes basicas. Tive o prazer de conhecê-lo. E olha que o conheci nos bons tempos de sua vida, quando ele ainda tinha saude plena.

OBS; familia martins e bastos , são numerosas.. Acredito que esta pequena msg circulando, poderá chegar as mãos de membros da familia. Sugiro contar a historia de JM.

UM CASO PITORESCO . UMA ESTORIA QUE ME CONTARAM.

JM comprou a fazenda ANGLO, que localiza para os lados de são jose da safira. Era muita terra.

Escritorio da anglo ficava em são paulo.

Naqueles tempos, não tinha as facilidades que hoje tem para os negocios.

Para concretizar o negocio e fazer pagamentos JM teve de ir SP.

Naqueles dias ele usava como transporte o JEEP . E foi assim que Ele e mais 05 seguranças da pesada, embarcados em um jipão,e com muito dinheiro em uma mala velha, rumaram para são paulo. JM,nos bons tempos , fora tambem um bom motorista. Ele dirigiu tal jeep de gv valadares a São paulo.

Evidentemente que ao chegarem em São paulo, estavam todos cansados.

Estando no escritorio da anglo. ambiente sofisticado e que so recebia engravatados, receberam da secretaria pouca atenção.

JM e seguranças se acomodaram nas poltronas e no decorrer do cha de cadeira, adormeçeram.

JM usou a mala de dinheiro como travesseiro. não pelo conforto, sim pelo tanto de grana que estava dentro dela.

O diretor geral da anglo, impaciente com o não comparecimento de JM , imaginava que Ele desistira do negocio.

Até que enfim a Secretaria, manifesta ao diretor, dizendo do grupo de homens que aguardava para falar com ele e que por cansaços estavam todos dormindo nos sofás da sala de espera.

Os seguranças de JM acordaram primeiro e logo disseram que estavam acompanhando o patrão JM que tinha negocios por fazer em SP.

JM demorou um pouquinho pra acordar. Temos de reconhecer que Ele estava muito

cansado. Imagina bater volante de  um Jeep  de gv a são paulo.

Estoria que me contaram…

——————————————————————————————-

09.10.2009 –  COMO E BOM RECORDAR COISAS DO PASSADO/ NOSSAS VIDAS TEM HISTORIA,TEM ESTORIA / EU QUERO REGISTRAR.

Anexando ao texto acima, tenho o prazer de referenciar a outros MARTINS , pois com eles convivi socialmente,

SILVERIO MARTINS BASTOS, irmao de JM. Esse homem viveu em uma fazenda no municipio de itanhomi,mais precisamente no jatay; depois foi residir em tarumirim. La em itanhomi / tarumirim, todos sabem que silverio martins era um homem respeitado.

Eu tive o prazer de conversar com sr silverio em varias situaçoes. Quando trabalhei em itanhomi na decada de 70, por varias vezes, sempre que fazia diligencia policial por aqueles lados(corrego do funil, do chico, e jatay), obrigatoriamente paravamos na fazenda de Sr Silverio e, onde normalmente os componentes da diligencia almoçava, jantava,etcc…Sr Silverio dava apoio logisticos e até informaçoes.

Relaciono abaixo os filhos do sr silverio:

Herculano martins sampaio, vulgarmente conhecido por LANINHO. bom amigo. Acredito que esta residindo na fazenda  no jatay.

Jaime Martins Sampaio, residindo no estado do Pará. Tive o prazer de recebe-lo em minha casa, quando aqui passou indo pra lagoa dourada, fazenda de paulinho martins.

Sra Adima Martins – Residia em tarumirim – Esposa de Jose Vivaldo da  Rocha(Ze julio) – Infelizmente faleceu.

Dona Nilza Martins, esposa de  Adivo Vieira(Falecido) – dona Nilza reside em Itanhomi.

Jose Martins Sampaio , o zezinho do silverio (Falecido).

JOSE VIVALDO DA ROCHA, o ze julio. Esse foi fazendeiro em Tarumirim, foi prefeito de tarumirim . Homem que muito me ajudou quando comandei o Dst de tarumirim, na decada de 80. – Morreu em um acidente de transito; Era casado com Adima martins.

VANIL MARTINS – filho sr silverio. consta estar residindo no estado do  pará.

=============================================================

MATERIA REVISTA EM 05SET12 – MINHAS LEMBRANÇAS DA FAMÍLIA MARTINS BASTOS.

==============================================================

 

 

Sobre ribeirojequeri

MILITAR APOSENTADO
Esta entrada foi publicada em 01)CATEGORIA GERAL. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

